Afinal, o que são Trigger Points ou Pontos-Gatilho? - EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Afinal, o que são Trigger Points ou Pontos-Gatilho?

Afinal, o que são Trigger Points ou Pontos-Gatilho?

Fonte: Mundo Fisio

Em toda a nossa musculatura esquelética existem pontos que se tornam dolorosos quando ativados durante uma lesão muscular, estresse físico ou emocional, sapatos desgastados, fadiga muscular e fatores nutricionais (deficiência de vitamina). Após o trauma haverá formação de um nódulo, que se tornará ativo ou quente ao toque. Estas áreas de hipersensibilidade dentro dos músculos são denominadas de trigger points ou pontos gatilhos.

A nível fisiológico haverá diminuição da circulação sanguínea que promoverá redução da nutrição celular e remoção dos resíduos provenientes do metabolismo celular, além de acúmulo de ácido lático que ocasionará inflamação e algia na área acometida. Estes estão cheios de toxinas, o que ocasiona dor ao toque.

Tais pontos poderão ser doloridos apenas ao toque, sem ocorrência de processo álgico quando estimulados de outras formas, quando isso ocorre são denominados de “latente”. O local mais dolorido da lesão é denominado “hot spots” e o menos dolorido é denominado de “satélite”.

Os trigger points manifestam-se através de sinais clássicos que incluem algias que podem ou não irradiar para outras áreas, fraqueza muscular, e perda da amplitude de movimento. A perda da ADM e o encurtamento muscular podem vir acompanhados de dor ou áreas de dormência.

Os principais músculos afetados são os do pescoço, cintura escapular, lombar e cintura pélvica. O tratamento objetiva:

 

Fonte: Mundo Fisio

Solverwp- WordPress Theme and Plugin