fbpx

Biblioteca - FACULDADE EBRAMEC - BIBLIOMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97504-9170

BIBLIOMEC

Histórico

Desde o início da Faculdade EBRAMEC no ano de 2001, na ocasião ainda com o nome de CIEFATO e antes mesmo de adotar a nomenclatura de EBRAMEC – Escola Brasileira de Medicina Chinesa, o fundador da Instituição, Dr. Reginaldo Filho, sempre manteve uma coleção de livros próprios à disposição dos alunos.

Com o passar dos anos, sua coleção pessoal foi sendo ampliada, mas sempre a mantendo com livre acesso aos alunos.

Toda esta coleção foi então doada à EBRAMEC para constituir o acervo inicial e formal da atual Biblioteca da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa, a BiblioMec.

Panorama Atual

A BiblioMec é um órgão suplementar de natureza técnica, cultural e de apoio à Instituição e à comunidade em geral e tem seu funcionamento estabelecido por Regulamento Interno próprio.

O setor abriga um acervo bibliográfico multidisciplinar, no qual se trabalha constantemente para sua qualificação por meio de uma política eficiente e eficaz de desenvolvimento de coleções.

A BiblioMec presta diversos serviços que subsidiam as atividades de ensino, pesquisa e extensão na Instituição, buscando atender as exigências de relevância e rapidez junto aos clientes da Instituição; além disso, prima pela melhoria contínua da sua infraestrutura, tendo em vista a organização, conservação e preservação dos acervos ao longo do tempo, de forma a assegurar o acesso, a transferência de conhecimentos e a democratização de informações relativas às áreas de atuação da Instituição.

Tem por finalidade proporcionar o desenvolvimento acadêmico e a educação continuada por meio do provimento de informações nos diversos níveis do conhecimento, atuando estreitamente junto às atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como apoiando e fortalecendo a prática docente, sempre de forma integrada à política educacional e administrativa da Instituição.

Missão

Promover e facilitar o livre acesso às informações especializadas relevantes nas áreas de atuação da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa – FABRAMEC, disseminando e incentivando seu uso para a geração de novos conhecimentos, e contribuindo para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.

Visão

Obter reconhecimento e credibilidade como uma biblioteca de referência não só pela qualidade e melhoria contínua dos seus produtos e serviços, mas pelo comprometimento com a democratização do acesso à informação de forma equitativa.

Valores

Conhecimento e inovação. Qualidade e melhoria contínua. Compromisso institucional. Ética. Gestão participativa. Valorização do ser humano. Acessibilidade. Responsabilidade socioambiental.

Funcionamento

Nome: Biblioteca da Escola Brasileira de Medicina Chinesa – BiblioMec
Categoria: Biblioteca Universitária
Sistema de consulta: Livre acesso
Vinculação: Diretoria Administrativa da Faculdade Brasileira de Medicina
Dispositivo legal: Registro no Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região: certificado de registro nº. 4359

Localização:

Campus Sede: Rua Visconde de Parnaíba, n.2727
Bresser Mooca - São Paulo, SP- CEP 03045-002
 Tel.: (11) 2662-1713
 e-mail: biblioteca@ebramec.edu.br

Horário de atendimento

Os recursos e serviços estão disponíveis aos usuários de 2ª a 6ª feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 21h e aos sábados, das 9h às 14h.

Nos períodos de férias a Biblioteca pode funcionar em horário diferenciado, a ser estabelecido pela Coordenação da BiblioMec, com a chancela da Diretoria Administrativa da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa, sendo ampla e previamente comunicado.

Equipe Técnica

A equipe técnica administrativa responsável pelos serviços da BiblioMec conta com:

Bibliotecária coordenadora da Biblioteca
Marta de Souza Pião
CRB 8/6466
Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6563383756677976
 e-mail:marta.piao@ebramec.edu.br

Auxiliar de Biblioteca
Kethlyn Galdino Pereira
 e-mail:k.galdino@ebramec.edu.br

Produtos e Serviços

Os usuários têm acesso aos seguintes serviços:

  • Inscrição automática
  • Consulta local e remota ao acervo sobre a existência, localização e disponibilidade de títulos de interesse, por meio de link de acesso da Biblioteca na página eletrônica da Instituição e/ou terminais de consulta locais
  • Empréstimo domiciliar, reserva e renovação de materiais
  • Pesquisa bibliográfica via acesso eletrônico a portais de pesquisa
  • Levantamento bibliográfico
  • Serviço de referência
  • Empréstimo entre Bibliotecas
  • Capacitação interna
  • Visita monitorada para grupos de alunos, ingressantes ou veteranos, onde se orienta sobre o funcionamento, uso, serviços e acervo da Biblioteca
  • Disseminação seletiva da informação

Acesso

A BiblioMec pode ser utilizada por discentes regularmente matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação, corpo docente, residentes, funcionários técnico-administrativos e egressos, e pela comunidade externa, sendo a consulta aberta para o público geral, com livre acesso ao acervo, salvo para serviços de empréstimo.

Os usuários de outras instituições têm acesso para consulta e pesquisa no local, sendo os empréstimos domiciliares realizados somente por meio do sistema de empréstimo entre bibliotecas.

Utilização

As regras de utilização da Biblioteca no que se refere à disciplina, uso e conservação do acervo e instalações, disponibilidade dos serviços prestados, bem como as sanções aplicadas, estão dispostas no Regulamento Interno.

A quantidade de material emprestado e os prazos para devolução variam-se de acordo com a categoria do usuário, conforme segue:

  • Aluno da graduação, pós-graduação, cursos livres e funcionário técnico-administrativo: 3 (três) itens pelo prazo de 7 (sete) dias corridos
  • Residente: 4 (quatro) itens pelo prazo de 14 (quatorze) dias corridos
  • Professor: 5 (cinco) itens pelo prazo de 14 (quatorze) dias corridos

Regulamento Interno

Em construção

Catálogo Online

Em construção

Bibliotecas Virtuais

As bibliotecas virtuais são meios para se disponibilizar informação online em diversos conteúdos à distância, em suas coleções além de e-books também abrangem imagens, gráficos, artigos e revistas científicas, geralmente apresentam conteúdos mais específicos e notórios por serem ligadas a instituições de caráter científico ou acadêmico. As Bibliotecas oferecem um grande acervo de obras nacionais e internacionais que podem te auxiliar nos estudos na faculdade EBRAMEC.

Bibliotecas
Periódicos Capes
Biblioteca Digital da UNICAMP
Biblioteca Online - Scielo
Biblioteca Brasiliana Mindlin
Biblioteca digital brasileira de teses e dissertações
Biblioteca virtual em saúde – Brasil

Infraestrutura

A BiblioMec é constituída por uma biblioteca central, de operações na sede da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa.

A área útil no campus sede tem 206,50 m2 e contempla setores como Laboratório de Informática e Orientação a TCC. Nas áreas de estudos em grupo e individual, o setor conta com a capacidade de 30 assentos.

Área física disponível

Identificação da áreaMetragem
Acervo (Livros)34,00 m2
Acervo (Periódicos)7,60 m2
Acervo (Produção Acadêmica)2,00 m2
Área de Convivência (lounge)14,00 m2
Atendimento (Área de Circulação e Balcão)13,30 m2
Estudo em Grupo (sala 1)8,35 m2
Estudo em Grupo (sala 2)5,40 m2
Estudo Individual35,50 m2
Hall de Entrada (Guarda-Volumes)14,60 m2
Laboratório de Informática50,95 m2
Sala de Orientação a TCC13,20 m2
Terminais de Consulta Rápida7,60 m2

Política de Desenvolvimento de Coleções

O acervo constante na BiblioMec é de propriedade exclusiva da Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa, independente da forma de aquisição e incorporação ao patrimônio, sendo organizado e mantido em consonância com a Política de Desenvolvimento de Coleções definida pela Biblioteca.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da BiblioMec, devidamente aprovada em Resolução CONSU, tem por finalidade estabelecer parâmetros e responsabilidades para o desenvolvimento do acervo bibliográfico, norteando o planejamento e a avaliação das coleções, com o objetivo de garantir o crescimento racional e equilibrado do acervo, de forma qualitativa e quantitativa, além de funcionar como um guia para fundamentar tomadas de decisões do profissional bibliotecários em relação à composição do acervo da Biblioteca para que este dê suporte ao ensino, pesquisa e extensão na Faculdade Brasileira de Medicina Chinesa.

O trabalho parceiro entre a Biblioteca, docentes, mantenedor e Departamento de Compras propicia a melhoria quantitativa e qualitativa dos recursos bibliográficos, com diretrizes focadas no atendimento eficaz à demanda e, de forma regulamentada, os indicadores constantes nos Instrumentos de Avaliação dos Cursos de Graduação.

Em 2019, a BiblioMec conta com mais de 5 mil volumes em seu acervo, além de periódicos, acervo multimídia e trabalhos acadêmicos.

ACERVO GERAL

Tipo de suporteTítulosExemplares
Livros4.1245.115
Periódicos23214
Multimídia2121
Trabalhos Acadêmicos113113

Política de atualização e expansão

O acervo é adquirido a partir de indicações das bibliografias básica e complementar dos docentes da graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina. A quantidade de exemplares é determinada proporcionalmente, conforme as recomendações dos órgãos regulatórios e pela demanda de uso da obra.

A atualização do acervo bibliográfico tem como prioridade a aquisição sistemática e periódica de títulos indicados para as disciplinas e demais componentes das matrizes curriculares constantes nos projetos pedagógicos dos cursos.

O processo de aquisição de livros é indireto, tendo sua operacionalização como cotação e fechamento de pedido de fornecimento por Departamento de Compras centralizado e não pela Biblioteca.

Os valores obtidos para compra de livros, periódicos e outros suportes informacionais são repassados pela Mantenedora, que aloca parte de seu orçamento para o desenvolvimento do acervo.

Organização técnica e física do acervo

O Setor de Tratamento da Informação é responsável pela análise temática (classificação e indexação) e descritiva (catalogação) dos materiais bibliográficos que compõem o acervo da BiblioMec, bem como pelo controle de cabeçalhos de assunto e autores, obedecendo a critérios biblioteconômicos internacionais de padronização.

Para o processamento técnico o código de catalogação utilizado é o Anglo American Cataloguing Rules, 2nd ed. (AACR2).

Adota-se o Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU) e para a notação de autor utiliza-se a Tabela Cutter Sanborn.

O armazenamento da coleção se dá por arranjo temático. O processo operacional voltado para o acesso e recuperação da informação inclui a etiquetagem com utilização de código de barras e número de chamada.

Os periódicos estão ordenados nas estantes por ordem alfabética dos títulos, em seção própria.

Política de Informatização

Gerenciamento do acervo

O software de gestão de dados utilizado pela BiblioMec, a partir de 2019, é o Sistema SophiA Biblioteca Web, um sistema informatizado de gerenciamento de bibliotecas, desenvolvido pela Prima Informática, voltado para a gestão de bibliotecas acadêmicas e que contempla as principais operações de uma biblioteca.

O software é baseado nos padrões internacionais de catalogação e comunicação de dados, possibilita fazer o gerenciamento de biblioteca digital, com vinculação de diversas mídias e é uma ferramenta integrada a provedores de conteúdo digital.

Acesso à rede Wi-Fi

A BiblioMec possui infraestrutura para acesso à Internet em computadores pessoais por rede Wi-Fi nas áreas de estudos em grupo e individuais.

Laboratório de informática

Os usuários têm à sua disposição 25 computadores conectados à rede acadêmica, com acesso à Internet e disponibilidade do Pacote Office, além de 4 terminais de consulta rápida ao catálogo online.

Tecnologia assistiva

A BiblioMec possui o Scanner Bookreader, equipamento especial para deficientes visuais que digitaliza, reconhece o texto por OCR e cria arquivos de áudio e/ou faz a leitura do texto com voz natural.

Plano de Contingência

O setor possui um plano de contingência que busca identificar as vulnerabilidades e os impactos que podem afetar os processos de disponibilidade e acesso aos recursos de aprendizado no âmbito da BiblioMec, sendo um documento tem caráter estratégico / preventivo, ao tentar prever possíveis situações de emergência, e reativo / operativo, ao estabelecer orientações e procedimentos aos gestores e suas equipes para a preservação informacional e patrimonial, visando evitar, controlar ou minimizar os impactos que possam afetar o atendimento aos usuários em caso de situações emergenciais e adversas que impossibilitem o funcionamento normal da Biblioteca.