Práticas Integrativas em 40 municípios no ES - EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Práticas Integrativas em 40 municípios no ES

Práticas Integrativas em 40 municípios no ES

Práticas Integrativas em 40 municípios no ES

   No estado do ES as práticas de medicina tradicional chinesa, terapia comunitária, dança circular/biodança, auriculoterapia, arteterapia e musicoterapia são oferecidas na Atenção Básica para o tratamento de usuários do SUS, em 40 municípios.  Em 2017, foram registrados mais de 12 mil atendimentos individuais no estado, e em Março o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 10 novas práticas integrativas no SUS. Agora os pacientes podem contar com 29 práticas integrativas.

   Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. As terapias estão presentes em 9.350 estabelecimentos em 3.173 municípios brasileiros, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica. Atualmente, a acupuntura é a mais difundida com 707 mil atendimentos e 277 mil consultas individuais.

   As 29 práticas integrativas e complementares oferecidas no Sistema Único de Saúde são: ayurveda, homeopatia, medicina tradicional chinesa, medicina antroposófica, plantas medicinais/fitoterapia, arteterapia, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturopatia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa, termalismo social/crenoterapia, yoga, apiterapia, aromoterapia, bioenergética, cromoterapia, constelação familiar, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozoniterapia e terapia de florais.

  Fonte: Es Hoje 

Solverwp- WordPress Theme and Plugin