Os Efeitos da Quick Massage Sobre o Estresse Ocupacional - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Os Efeitos da Quick Massage Sobre o Estresse Ocupacional

Os Efeitos da Quick Massage Sobre o Estresse Ocupacional

O estresse ocupacional têm sido alvo de estudos devido à seu impacto negativo sobre a saúde e o bem estar dos empregados, o que reflete diretamente no rendimento e na efetividade das organizações. Segundo Alberto Ogata, presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida – ABQV, altos níveis de estresse fazem com que o trabalhador perca a concentração e venha a cometer equívocos que resultam em perdas na produtividade, na qualidade, competitividade e lucro.

Quick Massage

                                    Fonte: Freepik

Cada vez mais a massoterapia vêm sendo reconhecida como um recurso eficaz na prevenção do estresse. Pode-se definir a massoterapia como a aplicação de várias técnicas manuais que proporcionam alívio de estresse por meio da mobilização de estruturas que estimulam o organismo a melhorar sua funcionalidade como um todo.

Ao longo da vida, cargas de tensão vão se acumulando no corpo. Estas cargas precisam ser eliminadas do organismo para que não se tornem doenças. Como a Quick Massage é uma técnica de atuação diretamente corporal, pode-se promover a liberação de tensões através do toque da terapeuta. A Quick Massage, também conhecida como “Massagem Rápida”, é uma técnica de massagem oriental, derivada do Shiatsu, que tem por objetivo o equilíbrio físico, mental e energético em tempo mínimo de 15 a 20 minutos. É realizada em uma cadeira especial, projetada para acomodar numa posição confortável e relaxante o corpo do indivíduo. Além de ser muito prática, pode ser feita sem a necessidade de desnudar-se e em ambiente público. Os movimentos utilizados são deslizamento, amassamento, pressão, vibração, mobilização e percussão, através do uso das palmas das mãos, dedos e polegares. A partir do toque da Quick Massage, nervos sensoriais do sistema nervoso central estimulam a liberação do hormônio oxitocina. É um hormônio liberado pela hipófise que promove a queda da pressão arterial e relaxamento corporal.

Toda vez que a pele é manipulada, vários receptores sensitivos são ativados. Seus sinais aferentes avançam até a medula espinhal e formam sinapses com os neurônios espinhais e vão até o córtex sensitivo e outros centros cerebrais. Pelo seu efeito no sistema nervoso, ocorre a libertação da oxitocina, a qual tem a capacidade de diminuir os níveis de cortisol no organismo, promovendo a sensação de bem estar. Identifica-se seu efeito sedativo através da diminuição da hipersensibilidade e da dor. É apontado que à medida que a massagem promove o relaxamento, reduz a ansiedade e tensão, sendo de grande importância para a redução do estresse.

Fonte: Os Efeitos da Quick Massage Sobre o Estresse Ocupacional

Solverwp- WordPress Theme and Plugin