Curiosidades de Fitoterapia: Pepino — Para refrescar no calor

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Curiosidades de Fitoterapia: Pepino — Para refrescar no calor

Curiosidades de Fitoterapia: Pepino — Para refrescar no calor

Pepino – Curcumis sativus

cucumbers-849269

fonte: Pixabay

• Sabor:  Doce
• Natureza: Fresca
• Associações: Pulmão, Intestino Grosso e Estômago.

Composição química

Esse fruto possui em sua constituição, glucose, rutina, aminoácidos, vitaminas B2 e C, diversas substancias antioxidantes entre outro componentes.

Ações

Pode ser utilizado para saciar a sede, inclusive de ressacas alcoólicas, conjuntivites em uso local, dor de garganta com inflamação, como depurativo e uso tópico em espinhas e queimaduras entre outras indicações.

Precauções

Recomenda-se que a ingestão de pepino ocorra no verão e não ao longo de todo o ano como nós fazemos culturalmente aqui no Brasil. A não ser que ele seja preparado de alguma forma que diminua suas características refrescantes.

Medicina Chinesa

Sua função é para retirar calor e gerar Jing Ye basicamente. Dessa forma ele é utilizado para auxiliar em casos de toxinas de calor, no uso interno e externo, eliminar calor no Pulmão e Estômago.

Devido sua natureza fresca acentuada, o pepino esfria consideravelmente o corpo, assim pacientes que possuem deficiência de Yang em alguma parte do corpo e especialmente frio no aquecedor médio, devem consumir com cuidado o pepino, pois caso contrário irão conversar com ele durante todo o dia!

Créditos: Professor José Carlos Sencini, ministra o curso de fitoterapia ocidental

 

Solverwp- WordPress Theme and Plugin