Como a Aprendizagem Acelerativa impulsiona seus conhecimentos - FACULDADE EBRAMEC

Como a Aprendizagem Acelerativa impulsiona seus conhecimentos

Foto: Pixabay

Quando falamos em aprendizagem acelerativa e meta aprendizagem, é importante ressaltar que a superinteligência, esse conceito inovador do qual estamos tratando, tem duas facetas importantíssimas. Vamos conhecê-las logo a seguir:

1ª – As hiperconexões, ou seja, fazer com que o cérebro faça o máximo de conexões possíveis, ligando conhecimentos e vivências para a expansão da mente.

2ª – A aceleração e introjeção do aprendizado. Fazendo com que aprendamos mais rápido e de forma mais sólida.

Já ouvimos falar em diversos métodos extraordinários de aprendizagem. Vira e mexe temos uma nova forma de aprender cálculos matemáticos, leitura, regras gramaticais, química etc. Isso mostra que sempre estivemos, de alguma forma, preocu­pados com nossa forma de aprender. Seja para nos destacar­mos como estudantes ou profissionais, seja para passar em um vestibular ou concurso público.

A fim de sanar essa necessidade humana de estar no controle da aprendizagem, a criação de métodos não parou. A pedagogia tratou de avançar nos estudos sobre ensino e aprendizagem, criando formas que, aplicadas à escolariza­ção, devem auxiliar na aquisição de conteúdos escolares e também morais e sociais. Mas como nossa sede de aprender e aprender melhor e mais rápido não se resume à escola, outros campos do saber foram criando meios de, para além do universo escolar, continuarmos a buscar pela máxima capacidade cerebral.

Desvendando a Aprendizagem Acelerativa

Nesse contexto, nasceram as formas conhecidas como “aprendizagem acelerativa”. Trata-se de um conceito próximo à neurociência, mas também psicopedagógico, que visa a “criar as melhores condições para aprendizagem”. O resultado disso é um aprendizado mais rápido e mais sólido. Como se vê, a aprendizagem acelerativa é um conceito geral atribuído a um grupo de métodos, e o Coaching, em sua essência, trabalha uma forma de aceleração de resultados o que também pode ser transformado em aceleração de aprendizados.

De forma geral, para acelerar o aprendizado pretende-se otimizar o tempo encurtando a distância entre a pessoa e o conteúdo. Veja que na figura abaixo que há uma distância en­tre a pessoa e o que se quer aprender. Para alcançar o que se quer aprender, essa pessoa usará um método. Imagine que ela quer aprender uma nova língua. Há vários métodos para isso. Logo, a partir do método, esse conteúdo será assimilado e isso acarretará na aprendizagem. Portanto, busque meios efetivos para potencializar sua assimilação de novos conhecimentos, de modo que isso expanda sua mente, aumente suas competências e habilidades e forneça todos os recursos necessários ao seu desenvolvimento como pessoa, profissional e ser humano!

Fonte: www.jrmcoaching.com.br