Acupressão é ótima para as gestantes - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Acupressão é ótima para as gestantes

Acupressão é ótima para as gestantes

A técnica  reduz desconfortos na gravidez e ainda pode ajudar no trabalho de parto

 

 

a

Acupressão para gravidez e redução de infertilidade

Originária da China Antiga, a Acupressão se vale dos mesmos pontos mapeados para a acupuntura, mas, em vez de agulhas, depende de estímulos resultantes da imposição dos dedos polegares. Pesquisas brasileiras estão descortinando seu potencial para minimizar incômodos na gestação. É o caso de um estudo com 15 grávidas acompanhadas em uma Unidade Básica de Saúde de Natal (RN), que mostrou melhoras em queixas como cãibras, cansaço e dores de cabeça e nas costas após quatro sessões.

“Quando acionamos pontos específicos para cefaleia, desencadeamos uma cascata de emissão de endorfinas que contribuirá para diminuir a dor. E esse raciocínio se estende aos demais desconfortos da gravidez”, explica o enfermeiro e autor do trabalho, Flávio Bezerra da Silva, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

No trabalho de parto

A Acupressão seria capaz de facilitar esse momento e encurtar a duração do parto, segundo experimento da Universidade Estadual de Campinas. Participaram da pesquisa 156 mulheres, que deram à luz em três hospitais do interior paulista. Naquelas submetidas à acupressão, o trabalho de parto durou, em média, 221 minutos, ante 398 minutos das que não passaram pela técnica. Antes de recorrer a ela, cabe um papo com o obstetra.

 

Fonte: Abril Saúde

Solverwp- WordPress Theme and Plugin