10 novas terapias integrativas no S.U.S

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

10 novas terapias integrativas no S.U.S

10 novas terapias integrativas no S.U.S

doc

   O Sistema Único de Saúde incluiu mais 10 terapias integrativas em seu programa, totalizando 29 tipos diferentes de tratamentos. Entre as novas práticas estão: cromoterapia, aromaterapia, hipnoterapia e florais.

   O objetivo dos tratamentos é diminuir o estresse, a ansiedade e promover bem-estar. No S.U.S as técnicas são chamadas de “Práticas Integrativas” e cabe às unidades municipais e estaduais aderir ou não a elas.

   Apesar da inclusão das terapias, o Conselho federal de Medicina só considera 2 entre as primeiras 19 viáveis para “aplicação”, sendo elas Homeopatia e Acupuntura. A prática de Pilates é considerado um coadjuvante no cenário pois ajuda na recuperação do sistema locomotor, porém não é considerado parte da política nacional do Ministério da Saúde.

   No caso das 10 novas terapias incluídas, seis ainda não são consideradas como tratamentos. Entre elas estão: Constelação Familiar e Imposição de Mãos.  Segundo Carlos Vital, presidente do Conselho Federal de Medicina, as práticas podem ser incluídas, mas isso não quer dizer que os médicos poderão utilizar ou indicar. Para ele faltam evidências científicas e avaliação de benefícios e malefícios que cada uma traz.

   No começo, 5 práticas eram oferecidas. A quantidade aumentou em 2017, chegando a 19 disponíveis. Hoje as terapias estão presentes e 57% dos mais de 5.000 municípios do Brasil. Em 8 anos o atendimento com terapias integrativas no S.U.S ultrapassou 2 milhões, segundo o Ministério da Saúde.

   As novas terapias oferecidas são: Apiteraia, Aromaterapia, Bioenergia, Constelação familiar, Cromoterapia, Hipnoterapia, Imposição de mãos, Ozonioterapia e Terapias Florias.

   A terapia mais procurada hoje ainda é a Acupuntura.

Fonte: Folha de S. Paulo

Solverwp- WordPress Theme and Plugin