Curiosidades da Pata de Vaca ou Bauhinia forficata – 17 de Julho – Dia de Proteção às Florestas

Curiosidades da Pata de Vaca ou Bauhinia forficata – 17 de Julho – Dia de Proteção às Florestas

Especial!

Dia de Proteção às Florestas – 17 de Julho

 

Fitoterapia Ocidental 

Bauhinia forficata – Pata de Vaca

 

Sabor: Amarga, refrescante, adstringente


Parte utilizada: Folhas.

 Composição química

Cumarinas, taninos, flavonoides, beta-sitosterol, pinitol, saponinas, alcaloides, ácido nicotínico, N-metil-betaina, terpenóides, antocianidina, substâncias fenólicas, colina, ácidos orgânicos, minerais enter outras substâncias.


Dose

A dose comum varia entre 10 e 40mg/Kg/dia do pó da planta. Sendo que essa dosagem está sujeita a variações dependendo da necessidade do paciente e associações realizada

 

Ações

Hipoglicemiante importante que supostamente não diminui a glicemia em indivíduos sem diabetes, diurética,

Facilita a drenagem linfática

 Útil em edemas diversos,

Possui ação bactericida,

Possui açãofungicida,

Age na prevenção da antimalárica,

Possui ação adstringente e antisséptica em gargarejos e banhos vaginais.

 

Precauções

Utilizar com cuidado em diarreias, leucorreias e edemas por frio, pois a planta é refrescante e pode agravar o quadro.

Nesses casos utilize associações com plantas amornantes e/ou tônicas de Yang.

Alguns autores classificaram essa planta como tônica de Yin, porém em nossa opinião, achamos essa definição equivocada porque:

A folha da planta não apresenta a composição química comum dos tônicos de Yin (que costumam ser ricos em substâncias como vitaminas, minerais, açúcares, proteínas ou líquidos).
As indicações terapêuticas e o uso clínico não demonstram tal efeito terapêutico em quadros clássicos de deficiência de Yin com sudorese noturna, rubor malar, secura em mucosas, ansiedade, palpitações, vertigens, lassidão dos joelhos entre outros.


Talvez a planta por ser refrescante e adstringente, auxilie a diminuir o Yang e manter líquidos dentro do corpo, porém isso não justifica utilizar a classificação de tônica de Yin, pois pode acarretar em um erro terapêutico.

Essa classificação provavelmente foi feita baseada na utilizada da planta no tratamento da diabetes que tem por etiologia uma deficiência de yin, e talvez isso foi suficiente para classificar a planta.

Porém a diabetes (síndrome de emagrecimento e sede como é conhecida na medicina chinesa) é uma síndrome complexa que envolve outros fatores além dessa deficiência.

Medicina chinesa

 

Lembramos que os chineses construíram sua farmacopeia energética durante milhares de anos, portanto, o resultado apresentado nesta obra não é definitivo.

Elimina umidade calor e previne perdas – Auxilia a eliminar umidade calor do aquecedor médio e inferior, mas também pode ser útil para eliminar umidade do pulmão desde que associada a plantas específicas.

Seu sabor adstringente permite o restabelecimento do Qi nesses aquecedores, evitando perdas em diarreias, micções involuntárias e leucorreia.

Esfria o calor tóxico – Possui uma ação de esfria o calor (principalmente por deficiência) interno, harmonizando a relação entre fígado e baço pâncreas, diminuindo a sobre posição do Yang do fígado sobre esse acoplado.

Movimenta líquidos patogênicos estagnados – Auxilia a movimentar líquidos estagnados principalmente nos membros inferiores, facilitando assim sua posterior eliminação e impedindo o acúmulo.

 

 

Créditos: Professor José Carlos Sencini, ministra o curso de fitoterapia ocidental