fbpx

FACULDADE EBRAMECTCC - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97504-9170

Trabalhos de Conclusão de Curso

Assunto
Acupuntura; Psoríase; Medicina Chinesa
2017

PSORÍASE UNGUEAL SOB A LUZ DA MEDICINA CHINESA
ESTUDO DE CASO

Autor(es) : MONICA TASQUINI CURY
Orientador(es) : Alexandre Stange
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A psoríase é uma doença inflamatória crônica de pele, benigna , relacionada à transmissão genética, de etiologia desconhecida, que atinge percentual que varia de 1 a 3% da população mundial. Atualmente não existe cura, apenas tratamento que amenize seus sintomas. Dessa forma, tendo em vista a grande incidência de efeitos colaterais, o alto custo dos medicamentos e o grande impacto físico, psíquico e social nos portadores da doença, torna-se importante a busca de novas opções de tratamento que possam ser eficazes na redução das manifestações ocasionadas pela doença para melhora da qualidade de vida dos portadores da psoríase. Objetivo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos da Acupuntura no tratamento da Psoríase ungueal ,fazendo assim um estudo de caso clínico comprovado com diagnóstico de psoríase ungueal pela medicina alopática, avaliando as possíveis contribuições da Acupuntura no tratamento dessa dermatose e relacionando a psoríase com uma síndrome sob a luz da Medicina Chinesa .Métodos: Para a montagem do protocolo a ser seguido, foi realizado um estudo bibliográfico com artigos científicos, correspondentes ao intervalo de 2000 a 2011, nos idiomas português, inglês, espanhol , sendo de grande valia para podermos transpor e compor o raciocínio pela MC, sugerindo um diagnóstico ,encaixando-se numa síndrome ,onde o método escolhido para tratamento da paciente foi a acupuntura ,juntamente com auriculoterapia e fitoterapia chinesa. Conclusão: Constatou-se neste estudo que a Acupuntura é um método alternativo de terapia com ótimos resultados nos tratamentos da psoríase, sendo considerada uma forma natural e cada vez mais popular de cuidar da saúde que utiliza instrumentos simples e de fácil domínio, oferece auxílio em todas as faixas etárias, independe de sexo ou idade, pode ser facilmente associada a outras técnicas terapêuticas, possui baixo custo econômico, é acessível economicamente a todas as classes sociais, é praticamente isenta de efeitos colaterais, complementa as lacunas da medicina moderna e dos tratamentos convencionais, sendo considerada como um tratamento complementar para reduzir ou eliminar os seus efeitos , melhorando a auto- estima e a qualidade de vida dos pacientes.No estudo do caso especifico, concluímos que o protocolo utilizado foi bastante efetivo para a questão objetivada do caso clínico ,embora precisaríamos de mais tempo para total remissão da doença.

Assunto
Acupuntura, Ventosa, Moxa, Joelho, Dor, Medicina Chinesa.
2018

MEDICINA CHINESA COMO TERAPIA COMPLEMENTAR NO TRATAMENTO DE DORES CRÔNICAS NO JOELHO
Estudo de caso

Autor(es) : RENATO MUNIZ CORSINO
Orientador(es) : João Carlos Felix
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A Medicina Chinesa tem seus princípios baseados em princípios filosóficos, na observação dos fenômenos da natureza e sua influência energética no ser humano, e com isto criaram teorias que são a base para Medicina Chinesa como Teoria Yin-Yang, Teoria dos Cinco Elementos e muitas outras. Os Chineses crêem que um desequilíbrio na força energética do ser humano, provoca distúrbios físicos e psicológicos, causando a patologias e que através da prática terapêutica da Acupuntura, Moxabustão, Ventosaterapia, massagem e outras terapias é possível restabelecer o equilíbrio e com isto a cura ou melhora no quadro patológico do paciente. Estas desarmonias energéticas podem ter uma causa interna ou externa. Com base nisso, realizou-se um breve histórico da Medicina Chinesa e suas terapias, com seus conceitos básicos, para que leitores possam adquirir um conhecimento básico necessário e que possam refletir sobre a possibilidade da utilização da Medicina Chinesa como terapêutica auxiliar no tratamento de dores no joelho. Hoje estão sendo feitos muitos estudos e pesquisas em vários campos da medicina ocidental, sobre a função, atuação e o mecanismo de ação da Acupuntura, Ventosaterapia, Moxabustão.

Assunto
entorse, tornozelo, Acupuntura
2018

MOXABUSTÃO NO TRATAMENTO DA ENTORSE DE TORNOZELO

Autor(es) : JÔSE EWELLYN VIEIRA DE ARAÚJO BRITO
Orientador(es) : Marcio Takinaga
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Acupuntura é um procedimento milenar e integra procedimentos da Medicina Chinesa (MC). O estudo teve como objetivo realizar uma revisão de literatura sobre a entorse de tornozelo caracterizada pelo estiramento ou rupturas ligamentares incompletas grau I ou completas nos graus II e III, respectivamente, afrouxamento capsular e instabilidade articular. As deformações produzidas por um estiramento excessivo dos tecidos ocorrem no compartimento lateral da perna, atingindo, principalmente, os músculos fibulares curto e longo. Com esse estiramento, podem ocorrer situações como dor, sendo um fator limitante no entorse de tornozelo, assim como o processo inflamatório e o acúmulo de exudatos no local da lesão, trazendo muita limitação na própria mobilidade. E em todos os casos, o tratamento por Moxabustão é baseado em diminuir a dor local minimizando o efeito dos exudato no local, diminuindo assim o edema e o processo inflamatório, favorecendo a diminuição da dor, mobilidade e assim a recuperação da amplitude de movimento. O presente estudo apresenta como forma principal de tratamento o uso da Moxabustão, pois se trata de uma maneira menos invasiva, apresentando resultados eficientes. Constatou-se que são inúmeras as possibilidades terapêuticas para o tratamento da entorse, as quais são dependentes sobre tudo da tipologia da afecção e do seu grau de acometimento. Nesse caso à Acupuntura pode ser uma alternativa para o tratamento da entorse, visando harmonizar o desequilibrio energético segundo a Medicina Chinesa

Assunto
Enzimas digestórias. Alma etérea. Dislipidemia .Esteatose hepática
2018

ESTEATOSE HEPÁTICA

Autor(es) : CAMILA FELICIO DOS SANTOS
Orientador(es) : João Carlos Felix
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

O fígado, o maior órgão do corpo humano, faz parte, juntamente com a vesícula biliar do sistema digestório, desempenhando papel importantíssimo na manutenção ou restabelecimento do equilíbrio orgânico. O acúmulo de gordura no interior das células do fígado, órgão situado no hipocôndrio direito do abdome, caracteriza a esteatose hepática. A proposta dessa pesquisa foi avaliar como os acontecimentos do cotidiano interferem na geração da esteatose hepática e tratar esse desequilíbrio.

Assunto
Ventosaterapia, Sucção, Doenças.
2017

TIPOS DE UTILIZAÇÃO DA VENTOSATERAPIA

Autor(es) : RUBINIA CALOGERO
Orientador(es) : João Carlos Felix
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A Ventosaterapia é uma antiga terapia que emprega o use de Ventosas. Em chinês é representada pelo ideograma 拔罐. Desde tempos remotos, o homem já procurava maneiras de curar doenças e muitas delas eram efetuadas com auxílio de recursos da própria natureza assim como a Ventosaterapia, que era praticada com chifres de alguns animais e com os entrenós de bambus que poderia estar associada a algumas ervas para acentuar e fortalecer o tratamento do paciente, objetivando assim a sua recuperação. Com o avançar da tecnologia, os recursos obviamente foram se desenvolvendo e hoje tempos uma grande utilização de Ventosas de acrílico acompanhadas de bombas para a sucção do ar produzindo uma pressão negativa e promover assim a uma melhor circulação e limpeza do Sangue (Xue) que ocorre pela troca de gases desde unidade celular até o sistema circulatório como um todo.

No desenrolar das atividades das Olimpíadas Rio 2016, foram observadas as manchas roxas no corpo do participante a prova de natação, Michael Phelps onde, depois de muitas especulações, o nadador revelou que as marcas fazem parte de um tratamento alternativo que ele realiza, chamado de Ventosaterapia.

Assunto
: Acupuntura, E43 (Xiangu), Estômago (Wei), Master Tung, 66.05 (Men Jin)
2017

ESTUDO DA ATUAÇÃO DO PONTO E43 (XIANGU)

Autor(es) : HENRY YUZO YOSIKAWA
Orientador(es) : João Carlos Felix
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

O presente trabalho foi um estudo da atuação do ponto de Acupuntura E43 (Xiangu). Além de uma breve explanação sobre a Medicina Chinesa foi descrito o trajeto do Canal do Estômago (Wei) ao qual o ponto proposto faz parte. Através da descrição sobre o ponto E43 (Xiangu) com referência a vários autores, foi realizada uma comparação em relação à localização, profundidade de agulhamento, função energética e indicações. Foi incluído também nesta pesquisa um ponto do Mestre Tung 66.05 (Men Jin) pela sua proximidade e indicações semelhantes ao E43 (Xiangu).

Assunto
Medicina Tradicional Chinesa, Intenção, “YÌ”, Zang-Fu, Baço, acupuntura,
2017

A IMPORTÃNCIA DO “YÌ”, INTENÇÃO, PARA A ACUPUNTURA.

Autor(es) : Alessandro De Grande
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

1-INTRODUÇÃO: A Medicina Chinesa tem como sua origem uma enorme base filosófica,
onde consta na Zang-Fu (Órgãos e Vísceras), há a teoria, que é a base imaterial do ser, onde
dentro de cada órgão, Zang (Órgãos), está armazenado suas funções mentais (Shen). O efeito
de cada mente, em um órgão específico não deve ser interpretado de forma muito restrita, mas
sim como algo relacionado ao nosso cotidiano, com suas observações e realizações. 1.1 –
“YÌ” A INTENÇÃO: A intenção que é a mente “YÌ” do Baço (Pi), é uma forma filosófica,
é o que torna possível o desenvolvimento de cada postura tomada pelo acupunturista. O
conjunto de símbolos chineses ou caracteres são denominados Han (hanzi) no qual denota um
conceito abstrato ou concreto da realidade, e a intenção “YÌ” na sua concepção quer dizer a
“O Som ou a voz que sai do coração.”.2 – OBJETIVO: O Objetivo deste trabalho é mostrar
que não há nada de místico na intenção do “YÌ”mente do Baço (Pi), o qual é a manifestação
da energia mental, reflexo da inteligência, pensamento da consciência originado no Coração
(Shen) no sentido de concentrar-se em um só pensamento no julgamento e por fim, na decisão
do fruto da recepção que a pessoa de maneira simples imediata, analisa logicamente e execute
o ato, para alcançar o determinado objetivo.3-MÉTODO: Foi feito por análise dos dados de
artigo científico, que visa achar um consenso para ao desenvolvimento de um protocolo de
acupuntura para mulheres submetidas ao tratamento de reprodução assistida e fontes
secundárias, por meio de levantamento bibliográfico, baseado na experiência vivenciada
pelosacupunturistas, por ocasião da realização de uma revisão integrativa.4-RESULTADO:
No artigo os Protocolos de tratamentos utilizados como complemento da transferência de
embriões variaram conforme o modo de estimulação, a profundidade da inserção da agulha e
papel em as intervenções, influenciado pelos diferentes estímulos ou tradições do
acupunturista, no qual refletem a prática estruturada para combinar o conhecimento e
experiência das especialidades utilizando a referida técnica. 5-CONCLUSÃO: A intenção
“YÌ” é muito importante porque ela é o ato realizado que sebusca para obter determinado
resultado, não sendo nada místico e sim o conhecimento da causa.

Assunto
Artrite, Joelho, Agulha de Fogo, Método das três Agulhas, acupuntura,
2016

TÉCNICA DA AGULHA DE FOGO X MÉTODO DE 3 AGULHAS

Autor(es) : ELISABETE CUSTÓDIO DA SILVA BONANI
Orientador(es) : Otavio Stefanelli Neto
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

O estudo de casos aqui apresentado, tem a finalidade de comparar dois tratamentos diferentes em casos de artrite no joelho: Método de Três Agulhas e a Técnica da Agulha de Fogo. Na Medicina Chinesa, esta patologia é chamada de invasão de Frio/Umidade. Foram aplicadas 12(doze) sessões, 1(uma) vez por semana em 10(dez) pacientes para cada método, totalizando 20(vinte) pacientes. A cada 4(quatro) sessões, o paciente era indagado sobre a porcentagem da melhora da dor. O objetivo desse estudo foi de verificar qual método seria mais eficaz para o tratamento de artrite no joelho.No geral, os resultados foram excelentes nos dois métodos, porém, houve uma pequena vantagem da agulha de fogo, este fato ocorreu porque um dos pacientes do método das 3 agulhas voltou com a dor inicial.

Assunto
Criança, Cromopuntura, Acupuntura, Doenças Pulmonares,
2015

CROMOPUNTURA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS PULMONARES EM CRIANÇAS (1 A 7 ANOS)

Autor(es) : IDELI SOARES
Orientador(es) : Fabiana Conte
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A Cromopuntura é uma nova medicina, com todos os desdobramentos para o diagnóstico e tratamento que a palavra implica. Mas o que diferencia a Cromopuntura dos seus predecessores – da Homeopatia e Alopatia, da Naturopatia e Acupuntura – é que ela contém também a chave para a prevenção.

Em resumo: Doença é a perda de habilidade das células de vibrar na sua própria frequência. É óbvio, então, que a luz, mantenedora da vida, seja usada como fonte primária, para restabelecer a harmonia das células uma vez que elas se comunicam através de luz, emitem luz e são passíveis de receber informações através de luz. Isto não significa a eliminação rápida de sintomas, mas temos que encontrar a causa da doença através de um diagnóstico preciso e a aplicação correta de cores. A Cromopuntura pode tanto ser aplicada como terapia principal, como também como terapia complementar, sendo que ela é um meio ideal para a profilaxia e a prevenção de doenças.

A linguagem das células – Luzes e cores aplicadas sob a pele – Cromopuntura – pode neutralizar os conflitos antes que a doença se manifeste no corpo físico, pois equilibra todo o biossistema do corpo – espiritual, mental, emocional e físico. Luz é informação e esta informação, devidamente direcionada, pode harmonizar todo o sistema, os átomos, as células, as glândulas, os órgãos e as estruturas do corpo. A vibração de luz (cores) estimula as células a se regularem e restituir a comunicação celular sem distúrbios ou bloqueios. A luz é emitida nos pontos de Acupuntura, transmitindo a informação vibracional e o resultado é muito eficaz.

As informações e o tratamento foram feitos em crianças associadas ao Ambulatório Médico da Associação Comunitária Monte Azul. Todas as crianças atendidas foram indicadas pelo médico responsável do Ambulatório, com autorização escrita dos pais e/ou responsáveis. Seguindo de diagnóstico com base na MC foram efetuadas somente sessões de Cromopuntura (aplicação de luz nos pontos de Acupuntura) no período de 02 de Março de 2015 à 31 de Julho de 2015, sendo que as crianças atendidas receberam no máximo 10 sessões cada uma.

Foram atendidas 16 crianças com idades entre um e sete anos. Dessas crianças que foram atendidas 4 não completaram o ciclo de tratamento; 12 crianças completaram o ciclo de tratamento de 10 sessões.

O método de diagnóstico para cada criança seguiu as bases da Medicina Chinesa (MC) e foram aplicadas as técnicas de Cromopuntura levando se em consideração o estado físico e energético de cada criança, focando sempre na queixa principal da reincidência de doenças pulmonares.

De acordo com a MC o Pulmão (Fei) governa o Qi e controla a respiração, além de dominar o Qi da respiração, domina o Qi de todo o corpo; controla a descida e a eliminação (regula a passagem das águas); domina a dispersão; governa a voz; alberga a alma corpórea e manifesta-se na pele e abre-se no nariz; e por fim é o orgão que controla a emoção da tristeza.

Todas as crianças obtiveram melhoras significativas com o tratamento. Sendo que 59% no final do tratamento apresentavam-se muito mais saudáveis, tendo desaparecido os sintomas apresentados no início do tratamento; 8% apresentavam-se extremamente saudável; 25% apresentavam-se moderadamente saudável; 8% apresentavam-se pouco saudável.

Das 16 crianças atendidas, 75,01% obtiveram melhoras no sono, dormindo mais tranquilamente e sem acordar nenhuma vez durante a noite; 8,33% Melhoraram um pouco, mas ainda acordavam de vez em quando; 8,33% os pais não notaram nenhum distúrbio no sono da criança, e o restante 8,33% não melhorou.

Concluí-se que a aplicação da Cromopuntura no tratamento de doenças pulmonares em crianças é muito eficaz. Houve melhoras do quadro emocional, psicológico e físico já a partir da 2ª ou 3ª sessão, melhora essa sentida pelos progenitores e responsáveis das crianças.

Da avaliação do tratamento nas crianças pelos progenitores e responsáveis, 58% achou o tratamento Excelente; 34% acharam Muito Bom e 8% acharam Bom. Não obtivemos nenhuma nota negativa para o tratamento da Cromopuntura.

Assunto
acupuntura, artroplastia, algia, agulhas, edema.
2016

BENEFÍCIOS DA TÉCNICA DAS TRÊS AGULHAS, NO TRATAMENTO DE JOELHO COM ARTROPLASTIA.
Estudo de caso

Autor(es) : MARY CUSTÓDIO OLIVEIRA DA COSTA
Orientador(es) : João Carlos Felix
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Este trabalho apresentou um estudo de caso com uma paciente que foi submetida a uma artroplastia há mais de dez anos. Para isso, iniciaremos um tratamento de Acupuntura em que será aplicado o Método de Três Agulhas. A paciente relatou sofrer de algia intensa, apresenta edema no membro afetado (joelho direito) e limitações na locomoção, comprometendo também o joelho esquerdo. Espera-se, com isso, mostrar os benefícios do Método de Três Agulhas, da Medicina Tradicional Chinesa, com a diminuição do quadro álgico e do edema, visando à melhora nos movimentos de flexão e extensão do joelho e melhora da marcha e que volte a praticar suas atividades laborais domésticas com maior desempenho, melhorando, desta forma sua qualidade de vida.

Assunto
Medicina Chinesa, Órgãos (Zang), Vísceras (Fu), Fígado (Gan) e Emoções, acupuntura,
2016

ZANG-FU E AS EMOÇÕES
O LIVRE FLUIR DE ENERGIAS DO FÍGADO (GAN) PARA O EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Autor(es) : LUCI FÁTIMA PEREIRA TROMBINI
Orientador(es) : Marcia Cantero Fernandes
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Este estudo teve como objetivo mostra as bases teóricas da Medicina Chinesa (MC), bem como o estudo do organismo como um ser corpóreo e suas interligações com a natureza, para que possamos entender como as emoções influenciam positiva ou negativamente nosso corpo.
Para tanto, estudamos a Teoria do Yin Yang, Teoria Zang Fu (órgãos e vísceras) e a Teoria dos Cinco movimentos (Wu Xing), dando destaque ao Fígado (Gan) e as implicações que as emoções trazem para este órgão (Zang) e, consequentemente a todo corpo.

Assunto
Ansiedade, Medicina Chinesa, Psicologia, acupuntura,
2015

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE

Autor(es) : ADRIANA ALVES PEREIRA
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A elaboração deste trabalho visa demonstrar que no acompanhamento e tratamento da Ansiedade podemos disponibilizar de uma técnica milenar a Medicina Tradicional Chinesa. Que conhecida com uma ciência autônoma e de comprovada utilidade dentro dos critérios científicos ocidentais e que ao utilizar-se do instrumento da Acupuntura o psicólogo ajuda a promover saúde e a prevenir e tratar o adoecimento. Para tal objetivo relato um breve histórico da Acupuntura, com seus principais conceitos e repercussões no Ocidente, definindo a ansiedade para o Ocidente e para a Medicina Chinesa e correlacionando a Ansiedade com a Acupuntura. Na finalidade de permitir ao leitor um conhecimento básico necessário para que possa refletir sobre a possibilidade de auxilio da Acupuntura no tratamento da Ansiedade. A Psicologia juntamente com Acupuntura permite a promoção da saúde tendo em vista uma atuação multidisciplinar. A acupuntura pode auxiliar no tratamento da Ansiedade de uma forma a alcançar a integração do corpo e mente.

Assunto
PONTOS SHU ANTIGOS, JING , POÇO, FONTE, QI, acupuntura,
2016

PONTOS SHU ANTIGOS PONTOS JING

Autor(es) : ANGELINA FAVALLI CARDOSO
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho
Co-Orientador(es) : João Carlos Felix

Este trabalho é um artigo de revisão que abordou os pontos Shu Antigos localizados ao longo dos 12 meridianos regulares entre as pontas dos dedos das mãos e cotovelos. O principal objetivo foi explorar a localização, agulhamento, efeitos, indicações, combinações, além de alguns comentários sobre os pontos Jing (Fonte/Poço) que são os pontos de partida ou de chegada do Qi. As pesquisas foram realizadas em livros, revistas e jornais acadêmicos. Foi observada a semelhança na função desse grupo de pontos e as particularidades de cada um deles.

Assunto
Acupuntura, Eletro Acupuntura e Neurológica.
2015

ACUPUNTURA APLICADA NA RECUPERAÇÃO DE PACIENTE COM LIPOMA LOMBOSSACRAL CONGÊNITO

Autor(es) : NILTON MENESES Autor(es) : SANDRA GEORGIA HIRANO MENESES
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A elaboração deste trabalho visa o aprimoramento da aplicação da MC em distúrbios neuromusculares principalmente na melhora clínica do paciente a ela submetida. C.A.M. hoje com 25 anos foi submetido a uma cirurgia aos dois anos de idade para retirada de um lipoma intradural extra medular, no ato cirúrgico foi seccionado o nervo caldal direito a nível de L4 que levou a uma perda de movimentos elevatório do pé direito e consequentemente a atrofia muscular e diminuição inclusive de crescimento tibial, procuramos através de aplicação de Acupuntura sistêmica e craniana mais eletro acupuntura uma retomada de movimentos e consequentemente uma recuperação esquelética e de massa.

Assunto
Acupuntura, doenças cardiovasculares, variabilidade da freqüência cardíaca.
2016

EFEITOS DA ACUPUNTURA NA VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA NAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES

Autor(es) : DENNISE PIMENTEL CLARO
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Sabe-se que o uso do método da variabilidade da freqüência cardíaca (VFC) permite investigar o controle neural cardíaco em qualquer condição de saúde, sendo que baixos valores dessa análise indicam maior risco de doenças cardiovasculares. O objetivo desse estudo foi abordar o impacto da Acupuntura nas doenças cardiovasculares através da investigação dos parâmetros da variabilidade da freqüência cardíaca, por meio de uma revisão de literatura utilizando como banco de dados a base Medical Literature Analysis and Retrieval System (Medline) no período entre os anos de 2000 a 2015. Foram incluídos artigos na íntegra, em língua inglesa, que analisaram a VFC no tratamento de Acupuntura, com ou sem estimulação elétrica, em humanos com diagnóstico de doença cardiovascular. Foram coletados no total seis artigos científicos, dos quais dois foram excluídos, três de natureza prospectiva-randomizada-controlada, e um estudo de caso. Os quatro artigos incluídos foram expostos em uma tabela com os seguintes dados: número da amostra, classificação das doenças cardiovasculares estudadas, protocolo de Acupuntura aplicado, índices de VFC, e resultados dos efeitos da aplicação de Acupuntura na VFC. O aumento da variabilidade da freqüência cardíaca foi observado em três estudos incluídos, demonstrando que o tratamento pela acupuntura nas doenças cardiovasculares pode modular a VFC, porém para determinar o real valor dos efeitos benéficos dessa terapia é imprescindível uma melhor investigação científica.

Assunto
Auriculoterapia. Acupuntura. Dor. Amplitude de Movimento
2016

EFEITO IMEDIATO DOS CRISTAIS RADIÔNICOS, CRISTAIS REGULARES E ESFERAS DE AÇO INOXIDÁVEL NA AURICULOTERAPIA, EM PACIENTES COM DOR ARTICULAR E DIMINUIÇÃO DE AMPLITUDE DE MOVIMENTO (ADM)

Autor(es) : MARISTELLA YAHAGI ESTEVAM
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

As dores articulares e periarticulares são causas frequentes de incapacidade funcional em adultos,
com consequente afastamento das atividades laborais. A Auriculoterapia é uma técnica de
Acupuntura que relaciona o pavilhão auricular com os demais órgãos e regiões do corpo. O presente
estudo teve por objetivo comparar o efeito imediato da Auriculoterapia entre os estímulos
considerados neutros, na dor e amplitude de movimento. Participaram deste estudo 60 pacientes do
Ambulatório da EBRAMEC com histórico de dor articular e diminuição de Amplitude de
Movimento (ADM). Randomizado e duplo cego, os estímulos foram divididos em três grupos: A –
Cristais Radiônicos, B – Esferas de Aço Inoxidável e C – Cristais Regulares. Os pontos aplicados
foram Shenmen e ponto correspondente à dor articular. Os resultados mostraram que 85% dos
indivíduos do grupo A e C tiveram aumento na amplitude de movimento, seguidos do grupo B
(75%). Qualitativamente, o grupo A teve maior aumento na amplitude de movimento (20%),
seguido do grupo C (19%) e grupo B (15%). Em relação à dor, o número de indivíduos que
apresentaram melhora foi maior no grupo B (70%), seguido dos grupos A e C (60%).
Qualitativamente, o grupo A teve maior melhora (24%), seguido dos grupos B e C (23%). Além de
produzir resultados rápidos, a Auriculoterapia tem baixo custo, fácil aprendizado, fácil aplicação e
boa aceitação pelos pacientes. Este estudo concluiu que os estímulos não apresentam variação
significativa entre eles e que a Auriculoterapia proporciona benefícios imediatos aos indivíduos que
apresentam dor articular e diminuição da amplitude de movimento.

Assunto
Ansiedade, Método das Três Agulhas, Acupuntura Sistêmica.
2016

MÉTODO DAS TRÊS AGULHAS PARA ACALMAR O SHEN

Autor(es) : VALERIA ESQUIERDO DAL BELO
Orientador(es) : Renata Aurélia
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Vivemos num mundo onde as transformações ocorrem de forma acelerada e em constantes mudanças, isso exige que as pessoas se adaptem e se mantenham informadas, atualizadas de tudo o que ocorre, como se isso fosse imprescindível para serem aceitas no seu meio, gerando vários problemas de saúde, como a ansiedade. Desde um bombardeio de informações, o desejo pelo consumo, as dificuldades financeiras, o estresse do dia a dia, preocupações diversas contribuem para o aumento dessa patologia. A ansiedade aparece em diferentes classes sociais, idades e gêneros, todos estão sujeitos a sofrer desse desequilíbrio emocional. A ansiedade é vista como um sentimento negativo, mas sempre fez parte da vida do homem. O problema é que quando as preocupações tornam-se exageradas e passa-se a viver mais no futuro do que no presente, pode-se desencadear vários sintomas, inclusive físicos, como dor de cabeça, taquicardia, dor de estomago, insônia, entre outros. Temos então o medo do futuro, a dificuldade de relaxar. Na verdade a ansiedade não é de todo ruim, nos fez evoluir como civilização, mas em alto grau está levando as pessoas a ficarem doentes. A melhor saída talvez seria o caminho do meio, ter consciência quando ela está nos prejudicando e tomar atitudes. A Medicina Chinesa através da acupuntura, pode auxiliar no controle da ansiedade quando esta já prejudica a qualidade de vida. Iremos utilizar nesse trabalho o Método de Três Agulhas Sān Zhēn Liáo Fǎ do Professor Jin Rui para tratar ansiedade, ou seja, Método das Três Agulhas para Acalmar o Shen.

Assunto
Inflamação, Acupuntura, Ombro, Músculos, Nervos, Fluidos Sinoviais e Mobilidade, acupuntura,
2015

TRATAMENTO DE CAPSULITE ADESIVA UTILIZANDO O PONTO DINGCHUAN
Estudo de caso

Autor(es) : RENATO MIGUEL DOS ANJOS
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A Acupuntura é uma técnica terapêutica milenar que através da inserção de agulhas e aplicação de Moxabustão se obtém o equilíbrio do QI (Energia Vital) e Xue (Sangue) pelo corpo, podendo ser utilizado com outros métodos complementares. O presente estudo pretende realizar com uma paciente do sexo feminino de 44 anos, que apresenta o diagnóstico de Capsulite Adesiva, um tratamento utilizando o ponto Extra de Acupuntura Dingchuan, bilateral com agulha e Moxa. Punção: de 0,5 a 1 cun, oblíquo a 30 graus em direção ao ombro, em 1 sessão de 30 minutos no período de 25 dias. A agulha aquecida com a Moxa (botão) é “moldada” no cabo de uma agulha previamente colocada no ponto de Acupuntura. Ao final espera-se a eficácia do tratamento para liberação de movimento e alívio da dor. O objetivo do tratamento é a diminuição da dor, controle e redução da reação inflamatória e preservação da mobilidade, melhorando conseqüentemente a sua função.

Assunto
Síndrome dos Ovários Policísticos; Eletroacupuntura, acupuntura,
2016

TRATAMENTO DA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS PELA ACUPUNTURA

Autor(es) : PATRÍCIA DOS SANTOS OLIVEIRA
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é uma doença endócrina que tem como principais características a anovulação, oligomenorréia e hiperandrogenismo (JUNQUEIRA,2003). Atinge de 5 a 10% das mulheres em idade fértil (CARMINA,1999). Portadoras da SOP apresentam maior chance de desenvolver câncer de endométrio, doenças cardiovasculares e diabetes precoce (DAHLGREN,1992). O diagnóstico é feito quando há presença de 2 dos 3 critérios: disfunção menstrual, hiperandrogenismo, presença ou não de ovários policísticos (YARAK,2005). Pode ocorrer alterações metabólicas como aumento do LH e FSH baixo (CHANG,1983) e deve-se dosar prolactina e TSH para descartar hiperprolactinemia ou hipotireoidismo pois estas doenças apresentam características muito semelhantes (DUNAIF,1995). O tratamento ocidental consiste em tratar os sintomas do hiperandrogenismo, tratar a infertilidade e prevenir as consequências a longo prazo (MORAES,2002). Na visão da Medicina Tradicional Chinesa a SOP é uma formação de massa abdominal por deficiência de Yang do Rim ou Mucosidade ou Umidade. Por causado Yang do Rim deficiente ocorre falha na transformação ou eliminação de fluidos no Aquecedor Inferior formando assim os cistos ovarianos (LYTTLETON,2006). O tratamento por meio da acupuntura consiste em resolver a causa da SOP e os sintomas decorrentes da síndrome. O padrão presente nos tratamentos pesquisados é a utilização de eletroacupuntura de baixa frequência e alguns pontos são usados com mais frequência. O resultado é sempre positivo para os tratamentos utilizados seja na solução dos sintomas da SOP ou para tratar a infertilidade

Assunto
Medicina Chinesa, Acupuntura, Ansiedade,
2015

DIAGNÓSTICO E PROFILAXIA DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE
UM ESTUDO DE CASO À LUZ DA MEDICINA CHINESA

Autor(es) : RAFAEL DE ROSSO DALMAZO
Orientador(es) : João Carlos Felix
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

O presente trabalho teve por objetivo verificar a ação da Acupuntura como um tratamento complementar para a diminuição da ansiedade em pacientes com Transtorno de Ansiedade. Estudos comprovam que aproximadamente 12% da população é ansiosa, representando 24% de milhões de brasileiros com ansiedade patológica, estimando-se também que 23% da população brasileira apresentará algum distúrbio ansioso ao longo da vida. Esse transtorno prejudica o desenvolvimento biopsicossocial do indivíduo. Tomando-se como base que a Acupuntura é uma técnica da Medicina  Chinesa que consiste em estimular pontos determinados do corpo, explorando as energias vitais que circulam nos meridianos, os pacientes tratados referem melhora da ansiedade, e consequentemente melhora na qualidade de vida. Assim, a presente pesquisa se desenvolveu a partir de um estudo de caso, experimental, tendo sido analisado e diagnosticado o paciente. Foi realizada pesquisa bibliográfica, preenchimento de ficha de anamnese, exame de pulso e observação da língua. Após dez sessões de atendimento, a paciente relatou significativa melhora dos sintomas apresentados inicialmente.