fbpx

FACULDADE EBRAMECTCC - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97504-9170

Trabalhos de Conclusão de Curso

Assunto
Acupuntura coreana da mão; Software de acupuntura; Programa de acupuntura; Koryo Sooji Chim.
2010

DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMA DE COMPUTADOR PARA GERENCIAMENTO E DIAGNÓSTICO EM ACUPUNTURA COREANA DA MÃO

Autor(es) : CHOO HYUNG KIM
Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Objetivo: Apresentar um programa de computador denominado Koryosoft_Hand, desenvolvido para gerenciamento e diagnóstico em acupuntura coreana da mão. Um programa capaz de gerenciar atendimento dos pacientes, auxiliar o acupunturista no diagnóstico e organizar casos clínicos registrando e buscando os protocolos de atendimentos bem sucedidos e armazenados. Método: O programa foi desenvolvido em linguagem Visual Basic utilizando Framework 4.0 e banco de dados em Access da Microsoft na plataforma de Windows Vista 64 Bits da Microsoft. O programa foi baseado em eventos e estruturas de decisão para que o usuário possa interagir em diagnosticar e buscar um possível protocolo de tratamento. Resultados: O programa apresenta um menu principal e submenus com os seguintes itens: Agendas, Cadastro de pacientes, Anamnese do paciente, Cadastro de fichas de atendimentos, Diagnósticos, Protocolos de atendimentos, Atlas de micro-meridianos e Mecanismo de backup. Conclusão: O programa Koryosoft_Hand satisfez a necessidade de gerenciar os atendimentos, auxiliar no diagnóstico e fornecer sugestões de tratamentos sobre a acupuntura coreana.

Assunto
Cromopuntura; Tatuagem; Indolor; Azul.
2010

TATUAGEM INDOLOR

Autor(es) : SHIRLEY ROSA
Orientador(es) : Fernanda Martin Catarucci

A Tatuagem é uma prática bem antiga com sua história catalogada ao longo deste período. Mas em toda sua história, nunca se comprovou uma maneira indolor de fazer a tatuagem. Diante disto e pensando nisto, usamos aqui no presente TCC uma maneira abrangente de utilizarmos uma técnica de analgesia através da cromopuntura, utilizando da cor azul.

Assunto
Agulha; Magneto; Semente; Daimai; Redução de Medidas.
2015

O PAPEL DE TÉCNICAS ORIENTAIS NA REDUÇÃO DE MEDIDAS

Autor(es) : BARBARA DE LIMA GONÇALVES

INTRODUÇÃO Devido ao padrão de beleza imposto pela sociedade atual,ao culto à beleza e, principalmente, à magreza, a procura por tratamentos estéticos tem aumentado consideravelmente. A redução de medidas abdominais é almejada, principalmente por ser considerada uma das metas mais difíceis.  (mais…)

Assunto
Desobstrução nasal; Medicina chinesa
2017

DESOBSTRUÇÃO NASAL

Autor(es) : ANTONIO D´ANGELO JUNIOR

A obstrução nasal é um sintoma que pode estar associado a um grande número de diferentes causas. É muito frequente nas alturas do ano em que o clima é mais frio, sendo consequente, na maioria das vezes, a infecções víricas, que cursam com expectoração nasal (rinorreia) transparente ou esbranquiçada, dores de cabeça, perda de olfato e do apetite, e às vezes febre. A proposta visa estudar casos em pacientes para constatar através do tratamento do trajeto de energia do canal T.A. (San Jiao) para obter resultados de desobstrução nasal. O objetivo é comparar o efeito do tratamento para desobstrução nasal explorando a Acupuntura sistêmica através dos pontos TA2 (YEMEN), TA3 ( ZHONGZHU ) e TA5 ( WAIGUAN ).Método: Através de uma única sessão em grupo de pacientes a ser definido, durante o período de agosto a outubro/2016Constatando e comparando os resultados.A obstrução nasal é uma queixa frequente na prática médica. Embora sua importância na função nasal e sua relação com outras doenças sejam hoje bem conhecidas, nem sempre é valorizada, muitas vezes passando despercebida. Esta condição geralmente é causada por alterações na anatomia e fisiologia nasal, secundária a algumas doenças, como veremos a seguir, no entanto pode ser simplesmente expressão de parte do ciclo fisiológico normal. (mais…)

Assunto
Auriculoterapia; Medicina Chinesa.
2016

AURICULOTERAPIA NA MEDICINA CHINESA

Autor(es) : ARLETE KAORU TAKAYAMA

A Acupuntura é uma das técnicas terapêuticas da MC que se utiliza da inserção de agulha em locais específicos no corpo humano para tratar doenças, corrigir distúrbios no corpo energético, problemas funcionais, orgânicos, musculoesquelético, emocionais e tratar sintomas. Auriculoterapia é uma técnica da Acupuntura, que usa o pavilhão auricular para efetuar tratamentos. Surge como uma técnica muito bem vista para os terapeutas, pois trata-se de uma terapia sem efeitos colaterais e de baixo custo financeiro e com eficaz resultado para o tratamento da dor.As técnicas e procedimentos da MC visam estimular pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio, alcançando-se, assim, resultados terapêuticos.

Assunto
Moxabustão; Calor Sensitivo.
2018

MOXABUSTAO CALOR SENSITIVO

Autor(es) : APARECIDO NASCIMENTO DIAS DE SÁ

O fundamento deste trabalho é abordar através de pesquisas bibliográficas, os aspectos dessa técnica inovadora de aplicação de Moxa, já integrada no Serviço Nacional de Saúde da República da China. Entende-se Moxabustão Calor Sensitivo uma técnica assentada no princípio de Pontos Sensíveis ao Calor, denominados Acupontos. Os Acupontos são lugares Sensíveis na superfície do corpo que emergem durante o processo da doença e são onde a Acupuntura e a Moxabustão podem ser a prevenção e tratamento de doenças. Uma grande reação desencadeada por pequena estimulação é a reação característica de Acupontos Sensibilizados, pela estimulação externa apropriada, o tipo mais comum de terapia de Moxabustão utilizada na clínica é a Moxabustão Suspensa, que trata a superfície do corpo sem tocar a pele. Ao aplicar a estimulação por Calor em Pontos de Acupuntura, a Moxabustão Suspensa ativa o sistema regulatório inato do corpo, o Sistema de Canais, para reequilibrar a fisiologia e a patologia. A lógica é: se tem uma doença o ponto aparece, quando tratado ele desaparece. Essa técnica foi criada e desenvolvida ao longo dos últimos 30 anos no seio da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Jiangxi, da República Popular da China. Sob a orientação do Professor Doutor Chen Rixin, foram realizados diversos estudos em milhares de pacientes, através dos quais se demonstrou a eficácia desta abordagem.

Assunto
Hérnia umbilical; Acupuntura
2018

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA HERNIA UMBILICAL

Autor(es) : APARECIDA DE JESUS DONEGA

Introdução: A presença de uma hérnia abdominal é notada devido á existência de um inchaço ou um caroço na região da barriga, principalmente na região acima do umbigo, dentro do umbigo e na virilha. Este inchaço é formado quando o conteúdo da barriga, geralmente intestino, consegue ultrapassar o músculo da barriga, formando um saco herniário. O principal tratamento para as hérnias é a cirurgia, entretanto, em alguns casos, podem regredir sozinhas, como no caso de hérnias pequenas ou de hérnias no bebê, principalmente a umbilical.O desenvolvimento deste tratamento será com Acupuntura sistêmica, segundo a (MC), o paciente apresenta deficiência do Qi do Rim (Shen)  e Deficiência do Yang do Baço (Pi) e mucosidade (Tan Yin). O paciente a ser tratado tem 65 anos, já passou por uma cirurgia de hérnia umbilical 20 anos atrás, logo após ele voltou, por ele não realizar o resguardo adequado desde então nunca mais o tratou.Para o diagnóstico utiliza-se a análise de língua e pulso, método a ser utilizado será de medição (fita métrica) e palpação. No inicio do tratamento a hérnia possuía 10 cm, com referência á partir do umbigo para parte superior do abdômen, e ao término tendo uma diminuição, e medindo agora 5 cm. Espera-se que ao final do tratamento o resultado obtido seja a diminuição do tamanho da hérnia, assim proporcionado melhora da autoestima e melhora do paciente, evitando o agravamento da mesmo.

Assunto
Obesidade; Acupuntura Auricular,
2016

ESTUDO DE CASO
TRATAMENTO DE OBESIDADE ATRAVES DA ACUPUNTURA AURICULAR

Autor(es) : ANTONIO JORGE DE OLIVEIRA

A Acupuntura é uma técnica terapêutica milenar que através da inserção de agulhas e aplicação de sementes e Moxabustão se obtém o equilíbrio do QI (Energia Vital) e Xue (Sangue) pelo corpo, podendo ser utilizado com outros métodos complementares. O presente estudo pretende realizar com os pacientes no total de 10 que apresentam o quadro de obesidade, com o tratamento utilizando os pontos auriculares em 08 sessões de 30 minutos cada; Ao final espera-se a eficácia do tratamento para a perda de peso. O objetivo do tratamento é a diminuição e redução de medidas e melhorando consequentemente as medidas.

Assunto
Sangria; Acupuntura; Auriculoterapia; Medicina Chinesa.
2017

SANGRIA TERAPÊUTICA APLICADA A MEDICINA CHINESA

Autor(es) : MAX SANDRO BORTOLIN

Sangria terapêutica é uma técnica muito antiga da Medicina Chinesa que, de longe antecede o uso da Acupuntura com agulhas finas (filiforme). Mesmo que os primeiros textos clássicos da Medicina Chinesa, como o Neijing e Nanjing, mantenha a Sangria terapêutica em grande consideração, nos tempos modernos, essa abordagem extremamente eficaz ao tratamento tem rapidamente caído no esquecimento. A Medicina Chinesa utiliza técnicas de Sangria em pontos específicos do corpo, os conhecidos pontos de Acupuntura. Cada ponto tem sua função, seja ela ligada à sua localização, ao meridiano ao qual pertence ou ao órgão ao qual seu meridiano estaria ligado. Nesta técnica, faz-se uma punção com agulhas conhecidas como lancetas, as mesmas utilizadas para fazer medição de glicose em pacientes diabéticos. Após a punção, retira-se uma pequena quantidade de Sangue (Xue) do ponto, alcançando-se assim o efeito desejado. Em alguns casos utilizam-se ventosas em cima do local puncionado, para forçar a saída de Sangue (Xue), visando aumentar a eficácia da técnica de Sangria. (mais…)

Assunto
Acupuntura; Hérnia de disco
2010

ACUPUNTURA NA HÉRNIA DE DISCO

Autor(es) : Janelize Machado Brandemburg

INTRODUÇÃO:A Hérnia de disco lombar define-se como a migração do núcleo pulposo com fragmento do anel fibroso para fora de seus limites funcionais, podendo ser: protusa, extrusa ou seqüestrada. Tendo acometido de 2 a 3% da população adulta mundial acima de 35 anos, embora não seja mortal, ela pode levar indivíduos economicamente ativos a se aposentarem por invalidez. As causas são multifatoriais, dentre elas destacam-se: predisposição genética, alterações ambientais, gravidez, disfunções posturais. É importante analisar a história natural da hérnia para determinar o tratamento adequado, sendo o método conservador a primeira opção antes de se pensar em tratamento cirúrgico. (mais…)

Assunto
Tai Chi Chuan; Meditação; Qigong.
2010

A IMPORTÂNCIA DA MEDITAÇÃO NA PRÁTICA DO TAI JI QUAN

Autor(es) : ANDERSON DA ROSA

O Tai Chi Chuan também é conhecido como “meditação em movimento”. Seus movimentos leves e graciosos favorecem a diminuição da ansiedade, a introspecção e também a meditação. No entanto, com a ocidentalização da prática, e sua adaptação aos padrões mercantilistas e ritmo de vida modernos, favorecendo sua disseminação como prática esportiva, perdeu-se grande parte dessa natureza meditativa. Embora ainda se defina o mesmo teoricamente como a “meditação em movimento”, na prática, poucos profissionais assim o fazem. Algumas vezes por falta de uma formação mais consistente, outras por falta de material de apoio. Buscamos com essa pesquisa trazer informações pertinentes para a compreensão do que é meditação, onde ela se entremeia com a prática do tai chi chuan, quais os benefícios específicos de determinadas práticas e levantar algumas formas de aplicação essas técnicas relacionadas ou não diretamente com a prática do tai chi chuan, independente do estilo praticado.

Assunto
Diagnóstico; Medicina Chinesa; Diferenciações de Síndromes; Exame da Língua.
2011

Identificar as diferenciações de síndromes de acordo com padrões visuais da língua sob um aspecto de revisão da literatura com o tema Medicina Tradicional Chinesa

Autor(es) : LUIZ FUMIO YAMAUCHI

Introdução: O presente trabalho mostra o diagnóstico na Medina Chinesa através da língua, para identificação de síndromes. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo, descrever e ilustrar, as diferentes situações de síndromes e doenças demonstradas na língua com opiniões de vários especialistas na Medicina Chinesa. Método: Este trabalho foi realizado através de estudo exploratório e descritivo com consultas em literaturas e publicações científicas de internet, relacionado o diagnóstico da língua. Resultado: Artigos de vários autores, com fotos de diversas situações de língua foi encontrada em livros.  Conclusão: Autores têm a mesma opinião quanto as diferenças morfológicas da língua, muitas vezes descrevem a mesma coisa com palavras diferentes no que na realidade quer dizer a mesma coisa.

Assunto
Diabetes Melito; Idoso; Medicina Chinesa; Psicossomática
2010

O IDOSO E O DIABETES MELITO TIPO 2
COMPREENSÃO SIMBÓLICA DA PATOLOGIA E DO ENVELHECER E AS CONTRIBUIÇÕES DA ACUPUNTURA EM SEU TRATAMENTO.

Autor(es) : KARINA LUZ DOS REIS

Este trabalho é resultado de uma pesquisa bibliográfica que descreve   aspectos simbólicos do Diabetes Melito tipo2, utilizando como base  para o diagnóstico e tratamento conteúdos da  Teoria Psicossomática e  da Medicina Tradicional  Chinesa. Tem como objetivo ampliar a compreensão diagnóstica e facilitar a escolha da técnica a ser utilizada no tratamento do Diabetes Melito e dos sintomas de Depressão quando presentes  no quadro clinico. A escolha deste tema deu-se por seu o DM2, uma dentre as principais causa morte de idosos na população mundial, estando ou não associada a doenças cardiovasculares. (mais…)

Assunto
Medicina chinesa; Acupuntura; Terceira idade.
2010

Qualidade de Vida na Terceira Idade com Tratamento na Acupuntura

Autor(es) : Firmina do Socorro Mendes

A qualidade de vida sempre foi nossa preocupação, principalmente quando se trata da terceira idade, com indivíduos que não se prepararam física e mentalmente para essa etapa da vida. Em toda sociedade, percebe-se que certos idosos trabalharam a vida inteira, não deram – e não tiveram – a atenção da família e parentes, recebem aposentadorias modestas, que mal são suficientes para que sejam pagos o plano de saúde e os medicamentos. Hoje, sem condições financeiras que cubram suas necessidades, tais como consultas, exames e internações, sentem-se cansados, desprovidos de atenção e, consequentemente, sem saúde. Uma das alternativas que pode sanar esses problemas é a Medicina Chinesa, por meio da Acupuntura, que beneficia todos os órgãos, sem sobrecarga e danos, regulando e fortalecendo o físico e o emocional, ajudando os idosos a terem uma vida saudável, sem ingerir muitos medicamentos que curam um órgão e prejudicam outros. (mais…)

Assunto
Fibromialgia; Mulheres; Dor Crônica; Acupuntura.
2010

EFICÁCIA DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA FIBROMIALGIA

Autor(es) : TEREZINHA REBELATTO

O presente estudo está pautado no aplicação de tratamento alternativo da SFM, por meio de técnicas  da  acupuntura  chinesa,  em  mulheres  que  apresentam  quadro  de  dor  crônica acentuada, visando melhora na qualidade de vida e reintegração psicossocial em atividades consideradas de caráter funcional, comprovando desta forma a Eficácia da Acupuntura no Tratamento da Dor na Fibromialgia, em pacientes da faixa etária entre   45 a 70 anos, que apresentaram diminuição da mialgia no quadro Tender Points, redução de ansiedade, melhora do sono e redução visível da dor nos pontos de acupuntura empregados durante o tratamento.

Assunto
Acupuntura; Dismenorréia primária
2011

A EFICÁCIA DA APLICAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DISMENORRÉIA PRIMÁRIA EM MULHERES COM IDADE FÉRTIL

Autor(es) : VANESSA RAMALHO CABANAS

Objetivo: Verificar se a acupuntura é realmente eficaz no tratamento da dismenorréia primária em mulheres com idade fértil. Método: Foram consultados bases de dados como livros, tratados e PUBMED, onde foram utilizados os termos de busca como Acupuncture treatment of primary dysmenorrhea, para encontrar os trabalhos que contivessem o termo em qualquer campo. Resultados: Foram encontrados 30 artigos sobre o tratamento de acupuntura na dismenorréia primária onde quatro não obtiveram resultados satisfatórios, não havendo evidências suficientes para determinar a eficácia da acupuntura na redução da dismenorréia. Conclusão: O tratamento de acupuntura é realmente eficaz na redução da dismenorréia primária e de seus sintomas associados.

Assunto
Acupuntura; Osteoartrite; Joelho.
2011

VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA OSTEOARTRITE DE JOELHO

Autor(es) : NATALIA DI FOLCO MACHADO

A Osteoartrite de joelho e uma doença crônica , multifatorial, que leva a uma incapacidade funcional progressiva .  O tratamento deve ser também multidisciplinar, e buscar a melhora funcional, mecânica e clinica. Ë uma  afecção dolorosa das articulações, e uma das causas mais frequentes de dor do sistema músculo esquelético e de incapacidade para o trabalho no Brasil e no mundo. A pesquisa destaca o uso  da acupuntura no tratamento da Osteoartrite de Joelho, uma vez que  o tratamento exige cuidados multidisciplinares. Na Medicina Oriental, devemos obter um equilíbrio das estruturas através da atuação das energias  Yin e Yang, onde o organismo estará com saúde se estas energias  estiverem em harmonia, e doentes quando houver um desequilíbrio. (mais…)

Assunto
Acupuntura; Cirurgiões; Dentistas.
2011

AVALIAÇÃO DA INTERATIVIDADE DOS CIRURGIÕES DENTISTAS COM A ACUPUNTURA, QUE ESTIVERAM PRESENTES NO ESPAÇO SOCIAL DO CONGRESSO INTERNACIONAL DE ODONTOLOGIA EM 01 DE FEVEREIRO DE 2011- SÃO PAULO

Autor(es) : EDUARDO ROBERTO MONTEL

O presente estudo teve como objetivo avaliar a interatividade dos Cirurgiões Dentistas com a Acupuntura, que estiveram presentes no espaço social do Congresso Internacional de Odontologia em 01 de fevereiro de 2011- São Paulo, com 155 entrevistados escolhidos aleatoriamente, para responder um questionário com 14 perguntas nas quais predominaram: sexo masculino; faixa etária de 25 – 35 anos; com até 9 anos de formado; pouco conhecimento em relação à acupuntura; não tiveram o tema acupuntura no curso de graduação; sabiam do reconhecimento da acupuntura como habilitação pelo CFO; conheciam a lista elaborada pela OMS dos vários problemas de saúde tratáveis através da acupuntura; nunca receberam tratamento com acupuntura; os que receberam tratamento com acupuntura avaliaram como bom o tratamento recebido; pretendem realizar algum curso de acupuntura; no último mês conversaram  de 1 a 2 vezes com alguém que mencionou ter recebido ou estar recebendo tratamento com acupuntura; recomendariam tratamento de acupuntura para amigos ou parentes; consideram importante na formação profissional ter conhecimentos de acupuntura e além da analgesia acham a acupuntura uma ótima opção para estresse.

Assunto
Shuifen; VC9; Yinlingquan; BA9; Drenagem linfática; LIPOASPIRAÇÃO
2011

EFEITOS DA DRENAGEM LINFÁTICA MANUAL NO EDEMA PÓS-LIPOASPIRAÇÃO DE ABDOME ASSOCIADO AOS PONTOS DE ACUPUNTURA SISTÊMICA SHUIFEN (VC9) E YINLINGQUAN (BA9)

Autor(es) : MARIA DE FÁTIMA TAVARES DE VASCONCELOS

A lipoaspiração é um processo cirúrgico pelo qual se retira o excesso de gordura localizada em regiões como o abdome por exemplo. Como em qualquer ato cirúrgico, a lipoaspiração causa uma agressão ao tecido e consequentemente as estruturas linfáticas, ocorrendo com freqüência a formação de edema ( inchaço). Para minimizar esses efeitos a restabelecer o bem estar dos pacientes submetidos à tal procedimento é utilizada a técnica de DLM. O objetivo deste trabalho foi verificar a associação da DLM com os pontos Shuifen (VC9) e Ynlingquan (BA9), e divulgar os resultados obtidos. A partir do acompanhamento de duas pacientes, onde um dos casos foi utilizada somente a técnica de massagem e no outro associada a acupuntura sistêmica. Os resultados apontam claramente para uma otimização do quadro quando feita a associação de técnicas.

Assunto
ponto extra distante; Yaotongdian; Dor nas costas
2011

TRATAMENTO DA LOMBALGIA PELA APLICAÇÃO DO PONTO EXTRA YAOTONGDIAN (Ex. EU-7)

Autor(es) : TATIANA DE JESUS LOUZEIROS

Em algum momento da vida a população adulta sofrerá de dor nas costas, na maioria dos casos a dor desaparece espontaneamente, porém é a causa mais comum de incapacitação para pacientes com menos de 45ª de idade. É um tratamento caro e muitas vezes autolimitantes, apesar de ser uma queixa comum, quase não pode ser determinada sua etiologia patológica. O objetivo deste estudo foi mostra eficácia da estimulação do ponto extra Yaotongdian/Yaotongxue (Ex-EU-7) na prática clinica no que diz respeito, ao alivio das lombalgias inespecíficas de caráter agudo ou crônico. Os dados foram coletados através de uma avaliação simplificada, contendo dados pessoais e queixa principal. (mais…)