fbpx

FACULDADE EBRAMECComo funciona o Recursos Humanos? - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97504-9170

Como funciona o Recursos Humanos?

Como funciona o Recursos Humanos?

avatar-3127928_1280 Como funciona o Recursos Humanos?

O RH é a área da empresa que todos conhecem, geralmente por ser onde temos o primeiro e último contato quando entramos e saímos de uma corporação. Acontece que nem todos sabem exatamente qual é a função dessa área e a sua importância para a empresa e seus funcionários. Você sabe o que é Recursos Humanos e como esta área funciona?

Conhecida também como gestão de recursos humanos, Departamento Pessoal e Gestão de Pessoas, o RH é o setor responsável pela conciliação dos interesses da empresa e dos funcionários. Entre as suas principais funções estão:

Mas como surgiu essa área?

A área de Recursos Humanos surgiu no fim do século XIX, logo após a Revolução Industrial, com o intuito de resolver os conflitos entre os objetivos das empresas com os objetivos pessoais dos funcionários.

O primeiro momento desta profissão visava adequar as necessidades do homem ao ritmo de produção industrial, em benefício de uma maior produtividade. Somente após o surgimento da Teoria das Relações Humanas, em 1930, descobriu-se que os resultados em uma organização eram mais influenciados pelos fatores psicológicos do que pelas condições físicas e ambientais.

A partir deste momento, a área de recursos humanos começou a ser desenhada de maneira próxima à sua configuração atual, com um foco maior nas pessoas do que na produtividade.

O período pós-guerra também influenciou muito a gestão de recursos humanos. Com o surgimento de novas teorias administrativas, como a pirâmide de necessidades de Maslow e as dinâmicas de grupo de Kurt Lewin e as diversas teorias sobre liderança, uma nova interpretação do ambiente profissional surgiu.

Ambições, objetivos e o desenvolvimento dos funcionários entrou em pauta e a área de RH incorporou a gestão destes aspectos às suas funções. Hoje os profissionais de recursos humanos que atuam em empresas de todos os portes trabalham para a atração, desenvolvimento e retenção de talentos.

O que é Recursos Humanos para as empresas?

O RH é uma parte vital de qualquer corporação e funciona como peça-chave para o sucesso da mesma. Ela é a responsável pelos relacionamentos internos, em gerir funcionários e por fazer o recrutamento, colocando assim uma mão de obra qualificada dentro da empresa.

Em função dessas responsabilidades, a área de recursos humanos tem uma missão estratégica dentro das empresas. Se o setor não tem sucesso ao selecionar os talentos mais adequados, todos os resultados da empresa ficam comprometidos.

O RH também é responsável por identificar e formar líderes, além de desligar pessoas que possam trazer atrasos e problemas para a empresa. Estas responsabilidades exigem que os profissionais ligados à área tenham muita desenvoltura para solucionar conflitos e promover as pessoas certas.

Outro ponto é o fato de o RH contribuir para o desenvolvimento profissional de seus colaboradores, os tornando mais eficazes, motivados, capazes de resolver problemas e, consequentemente, trazendo mais resultados para a empresa, ajudando para que os objetivos do negócio sejam atingidos com excelência e em um prazo menor.

O RH dividido em setores

Quanto maior a empresa, mais segmentado o RH precisa ser, pois dessa maneira conseguirá dar conta de todos os funcionários e tarefas. Nesse caso, a divisão fica assim:

O que o profissional da área precisa ter?

Quando falamos em gerir pessoas, devemos contar com profissionais especializados em Psicologia Organizacional e Administração, pois além de entender como que funciona uma empresa e toda parte burocrática que a envolve, ele precisa entender de pessoas e saber lidar com elas.

Outras características que esse profissional precisa ter são: boa comunicação, senso crítico, ter conhecimento e estar atualizado em tudo que possa envolver a gestão de pessoas, ser paciente e ter uma ampla visão de negócios.

A mediação de conflitos e o jogo de cintura também são habilidades fundamentais para que o profissional de recursos humanos possa desempenhar as suas funções de maneira satisfatória.

Ao juntar profissionais qualificados que se dedicam aos Recursos Humanos, o resultado será uma área eficaz e, consequentemente, uma equipe motivada, bem gerida e capaz de alcançar os objetivos da empresa.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é recursos humanos e a sua importância para as organizações, conheça nosso curso de gestão de pessoas e melhore ainda mais a sua performance e carreira.  

Fonte: IBC Coaching