TRATAMENTO DE VÍCIOS PELA TÉCNICA DE AURICULOTERAPIA - FACULDADE EBRAMEC

Autor(es) : RENATA GOMES SERRÃO
Orientador(es) : Fábio Fonseca de Oliveira
Co-Orientador(es) : Reginaldo de C. S. Filho

Introdução: Para a Medicina Chinesa (MC), todas as disfunções e doenças são resultado de um desequilíbrio no corpo. A Acupuntura proporciona o equilíbrio do organismo, melhora a circulação sanguínea, aumenta a resistência corpórea e ajuda a reduzir ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica (SOUZA, 2001). Com base nos ensinamentos e práticas dos antigos textos chineses, sobre a Acupuntura e seus recursos complementares como a Auriculoterapia, que este estudo ganhou motivação em trazer a luz, a eficácia da técnica de Auriculoterapia no tratamento de vícios. O tratamento com Auriculoterapia, oficializado pela OMS como terapia do microsistema, tem se mostrado de grande valia, quando falamos em tratamentos para vícios e estes resultados já tem dado seus frutos dentro e fora do Brasil. Objetivo:Estudar de forma geral a eficácia da Auriculoterapia no tratamento de vícios e objetivos específicos são verificar seus possíveis efeitos e ou benefícios e aplicação, quanto como terapia coadjuvante para auxiliar no abandono definitivo do vício até o presente momento registrados na literatura. Métodos: Este é um estudo de revisão sistemático reunindo artigos científicos e textos clássicos dos últimos 20 anos, até os dias de hoje, contendo informações detalhadas sobre a técnica de auriculoterapia e seu uso na atualidade em uma disfunção que tem afetado grande parte da nossa população, a dependência seja ela química ou de outras naturezas, os vicios. Resultados: Foram selecionados obras literárias clássicas para revisão do estudo em questão, entre elas a mais utilizada atualmente entre as escolas atuais de acupuntura e seus estudantes, auriculoterapia segundo a visão e aprendizado de Garcia E. G. 10 estudos científicos e 3 obras literárias sobre a técnica de forma abrangente e especifica sobre a atuação da técnica de Auriculoterapia.