GONARTROSE SOB A LUZ DA MEDICINA CHINESA - FACULDADE EBRAMEC

Assunto
Acupuntura; Moxabustão, Medicina Chinesa; Gonartrose; Aromaterapia.

GONARTROSE SOB A LUZ DA MEDICINA CHINESA
ESTUDO DE CASO

Autor(es) : MONICA TASQUINI CURY
Co-Orientador(es) : Dr. Reginaldo de C. S. Filho

Introdução : A gonartrose, dentre as patologias que acometem os joelhos, é a que se apresenta como a maior causa de morbidez e de limitações funcionais. É uma doença que acomete as articulações levando à degeneração e ao desgaste das cartilagens articulares. Frequentemente ,surge como parte do processo de envelhecimento, e sua prevalência vem crescendo, tornando-a um problema social, tendo em vista também o aumento de casos de obesidade podemos esperar um aumento da prevalência da gonartrose nos próximos vinte anos. Objetivos: O presente trabalho teve como objetivo Analisar a eficácia da Acupuntura como terapia complementar no tratamento da Gonartrose, no que se refere ao alívio dor, redução da rigidez e melhora da capacidade física funcional, em conjunto com a Moxabustão e Aromaterapia .Métodos: Para a montagem do protocolo a ser seguido houve um estudo bibliográfico dos clássicos da literatura da Medicina Chinesa, antigos e atuais, escolhendo as técnicas para a abordagem do trabalho em questão, através desse raciocínio ,sugerindo um diagnóstico ,encaixando o em uma síndrome da MC, escolhemos as técnicas de acupuntura, Moxabustão e Aromaterapia aplicada nos pontos de acupuntura ,sendo os métodos escolhidos para tratamento da paciente. Conclusão: Constatou-se neste estudo que acupuntura associada á Moxabustão e Aromaterapia aplicada nos pontos de acupuntura são métodos da Medicina Chinesa extremamente eficazes, com ótimos resultados no que se refere ao alivio das dores, a contenção da inflamação, a diminuição de medicamentos, a melhora da amplitude de movimentos ,eliminando ou retardando os procedimentos cirúrgicos. Contando também, que esses são métodos naturais, que utiliza instrumentos simples e de fácil domínio, oferecendo auxilio em todas as faixas etárias, independente, podendo ser associada a outras técnicas terapêuticas ,possuindo baixo custo econômico ,sendo acessível a todas as classes sociais e praticamente isenta de efeitos colaterais, complementando as lacunas da medicina moderna e dos tratamentos convencionais, sendo consideradas como tratamentos complementares efetivos. No estudo do caso em questão, concluímos a eficácia das técnicas usadas, bem como, o protocolo seguido, alcançando o objetivo do estudo de caso ,embora não houve a cura da patologia, e sim houve o controle da mesma.