fbpx

FACULDADE EBRAMECMedicina Chinesa em Atletas de Alto Nível! - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97504-9170

Medicina Chinesa em Atletas de Alto Nível!

Medicina Chinesa em Atletas de Alto Nível!

James-Harrison-2-300x300 Medicina Chinesa em Atletas de Alto Nível!

Parabéns New England Patriots!

Ontem, 3 de Fevereiro, foi o dia esportivo mais importante e mais esperado nos Estados Unidos, o dia do SuperBowl, final nacional (para muitos mundial) do Futebol Americano, esporte com cada vez mais e mais fãs pelo Brasil. E a vitória foi, mais uma vez, do New England Patriots, um dos principais times da liga e que tem se mantido no topo nos últimos anos, com recordes e mais recordes. Este foi o 6º título dos Patriots que se iguala ao Pittsburgh Steelers como maiores vencedores da NFL. O grande jogador do time, o Quarter Back, é Tom Brady que, para quem não é do meio do futebol americano ou fã do esporte, pode ser conhecido como o marido da Gisele Bündchen. Vale destacar que Tom Brady é responsável por cada um dos 6 títulos dos Patriots em uma parceria extremamente vitoriosa com o treinador Bill Belichick. É interessante notar que a final de ontem entre New England Patriots e Los Angeles Rams foi uma reedição da final da temporada 2001, que foi o 1º título dos Patriots e o 1º título de Tom Brady De acordo com sites de notícia esportiva, Brady, com 41 anos, já avisou que não vai parar e que pretende jogar até os 45 anos.

E o que será que ele faz para se manter em altíssimo nível?

Dentre atividades como treinamentos especiais, alimentação extremamente regrada, disciplina para treinar e descansar, destacam-se também métodos da Medicina Chinesa. O que talvez muitas pessoas não saibam é que o responsável pela duração de Tom Brady em alto nível é Alex (Alejandro) Guerrero, que cresceu na Califórnia e estudou Acupuntura e Medicina Chinesa na agora extinta Samra University of Oriental Medicine. Depois de obter seu diploma, ele abriu sua própria clínica, concentrando-se em reabilitação e nutrição de lesões esportivas, em Los Angeles. Brady acredita que Guerrero mudou sua perspectiva sobre o modelo tradicional de força e condicionamento, que ele acredita ter prolongado sua carreira como jogador. Juntos, eles abriram o TB12 Sports Therapy Center no Patriot Place em setembro de 2013. Na temporada passada, por exemplo, dias antes de jogos decisivos na fase final do campeonato Brady sofreu um grave corte na mão, que não deixou vazar para a imprensa pois poderia ser usado contra ele, mas que após passar o campeonato ele revelou a todos, como podem ver nas imagens. Mas o que gostaria de destacar nas imagens é que para a sua reabilitação ele utilizou Acupuntura. Sim, acupuntura no local ao redor da região para melhorar o processo de cicatrização e reabilitação. E tudo isso em um espaço curto entre o corte e o jogo, apenas 5 dias e ele conseguiu, além de jogar, levar o Patriots a mais uma vitória.
Os jogadores usam a acupuntura para reduzir a dor e se recuperar de lesões, bem como para melhorar o desempenho físico para os jogos. Se você é um jogador de Futebol Americano profissional cujo corpo é submetido a golpes violentos toda semana, a acupuntura pode ser sua arma secreta, dizem profissionais nos Estados Unidos. Diminui a dor e ajuda você a ter o melhor desempenho. Felizmente, essa “arma secreta” é fácil, sem drogas, apenas pequenas e finas agulhas colocadas estrategicamente em pontos de acupuntura devidamente espalhados pelo corpo. A lista de atletas, somente de Futebol Americano, que se beneficiam e relataram estes benefícios da acupuntura é muito grande, sendo que destaco agora alguns casos como exemplo.
– James Harrison, um gigante, que disputou sua última temporada pelos Patriots (antes de anunciar a 2ª aposentadoria), recebe tratamento por Acupuntura, Ventosa e outras técnicas para manter sua forma, evitar e se recuperar de lesões. Neste caso o método empregado pode ser controverso para muitos acupunturistas, mas o que dizer se está funcionando?!?! A quantidade de agulhas é enorme, assim como os músculos do jogador, e atuam localmente na maioria dos casos.
– Aaron Rodgers, famoso e excelente Quarterback do Green Bay Packers usou a acupuntura para ajudar a tratar uma séria lesão na panturrilha. Em uma citação da ESPN, ele disse: “Tenho que dar muito crédito à nossa equipe de treinamento. Eles passaram muitas horas comigo esta semana. Eles fizeram um ótimo trabalho me preparando. Minha acupunturista também. Ela realmente ajuda.”
– James Farrior, jogador de Pittsburg Steelers, disse em um artigo do New York Times em 2010, “eu não sou o mesmo se eu não recebo (acupuntura). É como revisar o plano de jogo. Você não pode iniciar a semana sem os dois.”
A Acupuntura e a Medicina Chinesa têm uma longa história de tratamento eficaz da dor. Outros benefícios para os atletas incluem: recuperação mais rápida, melhor fluxo sanguíneo, relaxamento muscular, melhor sono e melhor disposição/energia. Além disso, esses atletas não precisam se preocupar com efeitos colaterais ou ter drogas em seu sistema, o que é algo extremamente complicado em relação a dopping. Como muitos outros, e pelas mesmas razões, os atletas são fãs da Acupuntura e dos outros tratamentos oferecidos pela Medicina Chinesa como uma forma de tratar lesões e uma infinidade de outros problemas de saúde.
E para os grandes fãs do Futebol Americano e, seu auge, o Super Bowl, a acupuntura e as ervas chinesas podem até mesmo ajudar a curar os abusos nas comemorações!
Dr. Reginaldo de Carvalho Silva Filho, PhD

Referências e imagens:
https://mydaolabs.com/blogs/the-way/how-tom-brady-uses-tcm-to-improve-performance
https://www.dailymail.co.uk/news/article-5492461/Tom-Brady-shares-images-thumb-injury-treated-acupuncture.html
https://www.cbssports.com/nfl/news/tom-brady-finally-shows-how-bad-the-gash-on-his-right-thumb-was-and-its-gruesome/
https://medium.com/daodesport/the-secret-of-longevity-james-harrison-shared-with-tom-brady-before-joining-the-patriots-a5a9d6a16acd
https://tcm007.com/super-bowl-fans-which-of-your-favorite-nfl-players-use-acupuncture/
https://www.nationalgeographic.com/photography/proof/2018/february/james-harrison-nfl-cupping-therapy-football/
https://globoesporte.globo.com/futebol-americano/noticia/gisele-bundchen-vibra-com-mais-um-titulo-do-marido-tom-brady-no-super-bowl.ghtml