Três Milhas da Perna (Zusanli - E36) - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

Três Milhas da Perna (Zusanli – E36)

Três Milhas da Perna (Zusanli – E36) 
 
 
E 36
 
Zusanli (E36) (Três Milhas da Perna) é o ponto He (mar) e ponto terra do canal terra do Estômago. Foi incluído por Ma Dan-yang, o grande médico da dinastia Jin, entre os “onze pontos estrelas celestiais”, seu agrupamento dos pontos de acupuntura mais vitais, e foi indicado por ele para tratar frio no Estômago, borborigmos e diarréia, inchaço na perna, dor no joelho, emagrecimento decorrente de agressão por frio e todas as doenças parasitárias. O Glorious Anthology of Acupuncture and Moxibustion escrito pelo autor Gao Wu, da dinastia Ming, inclui Zusanli (E36) entre os quatro pontos de comando” (para tratar distúrbios do Abdome). Qin Cheng-zu, da dinastia Song, declarou que, usando-se o ponto Zusanli (E36), “todas as doenças podem ser tratadas”.
 
O Clássico das Dificuldades recomendava o uso dos He (mar) para tratar “Qi em contracorrente e diarréia”, enquanto o Spiritual Pivot não só recomendava seu uso para tratar doenças dos Fu internos, como também declarava que “distúrbios do Estômago e naqueles resultantes de hábitos irregulares de alimentação e ingestão de líquidos, selecionar os pontos He mar”.
 
No caso de calor no Estômago, pode haver fome excessiva: no caso de deficiência do yin do Estômago, pode haver fome sem desejo de comer. No tratamento de qualquer um desses distúrbios do Estômago, Zusanli (E36) é indicado. Zusanli (E36), o ponto terra do canal do Estômago, também tem um profundo efeito para regular seu Zang, terra acoplado, o Baço, sendo capaz de fortalecer a função do Baço de transformar e transportar a essência do alimento e dos líquidos.
 
Zusanli (E36) também é famoso por sua capacidade de firmar o Qi correto. Isso se expressa na recomendação feita por Sun Si-maio de aplicar moxibustão regular em Zusanli (E36) para preservar e manter a saúde e no antigo provérbio (citado, pelo médico do século XIII, Wang Zhizhong): Se você deseja ficar seguro, nunca permitia que Sanli (E36) fique seco”, referindo-se ao profilático de moxibustão. Esse provérbio implica que deve ser manter uma ferida supurativa constante em Zunsali (E36) por meio da aplicação repetida de moxibustão, provocando
a queimadura.
 
Zunsanli (E36) é capaz de dispersar o fogo do Yangming e, por causa de sua influência sobre o Baço, de resolver a umidade e transformar a fleuma. Isso o torna eficaz para tratar uma ampla variedade de distúrbios mentais, especialmente aqueles caracterizados por comportamento maníaco, por exemplo, depressão maníaca, canto maníaco, delírio, discurso ofensivo, raiva e pânico e riso escandaloso. Um nome alternativo para Zusanli (E36), fornecido no Illustrated Supplement to the Classic of Categories, é Guixie (mal do fantasma), enfatizando sua capacidade de tratar distúrbios mentais. Além disso, como o sangue é a base material para o Coração alojar o espírito, a propriedade de Zusanli (E36) de fortalecer o sangue também o torna eficaz para tratar distúrbios emocionais que surgem da deficiência do sangue do Coração. Além disso, graças ao trajeto do canal do Estômago na parte superior do corpo, Zusanli (E36) à semelhança de Fenglong, é indicado para o tratamento de dor no Coração e no tórax, especialmente quando decorrente de estase de sangue.
 
Concluindo, a esfera de ações e indicações desse ponto singular e tamanha que não parece exagero declarar, como o fez Qin Cheng-zu quase 1.000 anos atrás, que por meio de Zusanli (E36). “todas as doenças podem ser tratadas”. 
 
Fonte: Manual de Acupuntura – Peter Deadman – Página 169

Solverwp- WordPress Theme and Plugin