Posições de Yoga para mamães

Posições de Yoga para mamães

Pregnancy Yoga and Fitness concept. Portrait of two young pregnant yoga models working out indoor. Pregnant fitness women practicing yoga in class. Prenatal gentle spinal twist in Janu Sirsasana pose

Já falamos aqui como a Quiropraxia é uma ótima ideia para as futuras mamães, sabendo que dores no corpo são bem comuns, não é mesmo? Então vamos para outra coisa que é ótima na gravidez: Yoga! Entenda um pouco mais sobre a prática para gravidas e conheça 5 posições para relaxar nessa fase.

A Yoga, por exigir concentração e foco na respiração, deixam a mulher mais conectada ao próprio corpo e às mudanças dessa fase, promovendo a sensação de tranquilidade e bem-estar.  Até quem nunca praticou na vida pode começar a partir do segundo trimestre, sempre respeitando as restrições médicas, claro!

Lembrando que existem algumas restrições: Durante a gravidez, as posturas que exigem torção do abdômen e as que são realizadas de barriga para baixo estão proibidas. O mesmo vale para as invertidas (cabeça para baixo), pois podem comprimir o cordão umbilical ou causar pressão no diafragma. Nenhum exercício deve pressionar a região abdominal ou exigir a retenção da respiração. Apesar das restrições, a prática traz vários benefícios como melhorar a postura e, consequentemente, diminuir as dores nas costas, fortalecer a musculatura pélvica – muito exigida na hora do parto – e aumentar a flexibilidade dos quadris e das pernas.

5 POSIÇÕES DE YOGA PARA MAMÃES

Preste atenção na respiração durante o exercício e não ultrapasse os três minutos em cada postura. Repita a série diariamente ou sempre que sentir necessidade de reduzir a tensão. Importante: antes de iniciar qualquer atividade física consulte o seu médico.

1.Pranayama

Healthy Pregnancy Yoga and Fitness. Young pregnant yoga woman working out in living room interior. Pregnant model sitting in prenatal easy pose, meditating indoors. Torso close-up

Sentada ou deitada, com a coluna ereta, inspire lenta e profundamente pelo nariz, preenchendo bem os pulmões. Expire também pelo nariz lentamente.

2.Uttanasana

Pregnancy Yoga, Fitness concept. Portrait of beautiful young pregnant yoga model working out indoor. Pregnant happy fitness person enjoy yoga practice at home. Prenatal side bending in Sumo Squat Pose

Em pé com as pernas afastadas e com a ponta dos pés voltada para fora (a distância entre os pés deve ser maior do que a largura do quadril), encoste as costas e o bumbum na parede e flexione as pernas lentamente, escorregando o quadril em direção ao chão. Mantenha o bumbum fora do solo – se preferir, coloque um bloco (específico para a prática da ioga) ou um cobertor dobrado para apoiar. Deixe os cotovelos levemente apoiados sobre os joelhos e una das mãos em frente ao peito. Esta postura fortalece a musculatura das pernas e do assoalho pélvico.

3.Catuspadasana

Pregnant woman doing Cat Pose

Fique em quatro apoios, deixando os joelhos na largura do quadril e as mãos na largura dos ombros. Inspire, elevando ligeiramente a coluna e descendo a cabeça em direção ao peito. Exale, descendo a cintura e elevando a cabeça. Mantenha o ritmo da respiração. Esta postura fortalece as articulações e previne dores nas costas.

4.Viparita Karani

Pregnant young woman doing prenatal yoga. Plow pose

Deite-se com as costas no chão e coloque uma almofada, não muito alta, na região lombar. Encoste o bumbum na parede e estenda as pernas para cima. Apoie as mãos na barriga e repouse. Esta postura alivia o cansaço das pernas e da lombar e melhora a circulação.

5.Savasana

Pregnant woman relaxing after yoga practice in corpse pose at ho

Deite-se sobre o lado esquerdo do corpo. Deixe a perna esquerda estendida e a direita flexionada e apoiada em um travesseiro. Use também uma almofada para apoiar a cabeça (na altura do ombro). Feche os olhos e visualize mentalmente cada parte do seu corpo. Não faça movimentos e aproveite esse momento de tranquilidade para se conectar ao bebê. Depois de se sentir completamente relaxada, retorne os movimentos de pés, pernas, mãos e braços se espreguiçando de forma lenta.

Então, curtiu as dicas?

Fonte:Bebê.abril