A Faculdade EBRAMEC participa de evento internacional sobre Padronização na Medicina Chinesa no Mundo - FACULDADE EBRAMEC

  • 11 2662-1713
  •  
  • 11 97341-9036

A Faculdade EBRAMEC participa de evento internacional sobre Padronização na Medicina Chinesa no Mundo

A Faculdade EBRAMEC participa de evento internacional sobre Padronização na Medicina Chinesa no Mundo

Nosso Diretor Geral, Dr. Reginaldo Filho, esteve entre os dias 15 e 19 de Março em ShangHai participando do Workshop Internacional de Padronização em Medicina Tradicional Chinesa a convite direto da ISO e das Federações Mundiais de Acupuntura (WFAS) e de Medicina Chinesa (WFCMS).

O Workshop contou com a participação de apenas 16 experts internacionais de 11 países diferentes, além dos convidados especiais da China. E teve como foco o treinamento especializado sobre questões relacionadas com padronização, como a importância da padronização e os processos de padronização.

Em específico foi abordado o tema do Comitê Técnico dedicado à Medicina Chinesa, identificado pelo código ISO/TC249, que já possui 14 Padrões Internacionais publicados e mais de 40 padrões em diferentes estágios de preparação e desenvolvimento. O evento contou com a importantíssima participação do consultor especializado Prof. Staffan Söderberg da Suécia, que é um dos formadores ISO.

Programação do evento

O Workshop teve início com uma apresentação do Dr. Shen Yuan Dong, vice presidente do ISO/TC249, que fez uma ampla e detalhada apresentação do comitê que ele auxilia a conduzir fazendo a ponte entre os diferentes especialistas e experts, com destaque para os chineses. O Dr. Shen ainda apresentou e discutiu a importância do processo de padronização para o desenvolvimento e constante melhora dos níveis segurança e qualidade nos serviços relacionados com a Medicina Chinesa.

Em seguida representantes de diferentes países, previamente selecionados, apresentaram uma visão sobre o desenvolvimento da Medicina Chinesa em seus respectivos países. Para o Brasil foram convidados o prof. Paulo Noleto da Faculdade INCISA e nosso Diretor Geral Dr. Reginaldo Filho, representando a Faculdade EBRAMEC.

Em seguida o prof. Staffan Söderberg apresentou em mais detalhes a ISO, sua formação, desenvolvimento e importância, assim como a grande importância das instituições nacionais de padronização (no Brasil a ABNT) perante a definição e implementação dos padrões internacionais.

No segundo dia foram apresentados temas envolvendo alguns dos padrões internacionais já finalizados e disponíveis para implementação. O primeiro a palestrar foi o Dr. Zhou Hua, reitor da Faculdade de Medicina Chinesa da Universidade de Ciências e Tecnologia de Macau, que abordou o tema do Grupo de Trabalho dedicado ao desenvolvimento de padronizações em relação a Matéria Médica da Medicina Chinesa. Dr. Zhou apresentou o desenvolvimento e processo da definição do padrão internacional em relação ao RenShen, como exemplo.

Em seguida uma excelente palestra foi apresentada pela Dra. Zhao Hong, vice-presidente do Hospital de Acupuntura da Academia Chinesa de Ciências Médicas e membro do comitê de padronização da Federação Mundial de Acupuntura. Dra. Zhao apresentou sua atividade em relação ao Grupo de Trabalho dedicado à padronização de Acupuntura e Moxabustão, que já definiu, aprovou e publicou, por exemplo, o padrão para as agulhas esterilizadas de acupuntura.

Para finalizar, novamente o prof. Staffan Söderberg retornou para aprofundar ainda mais em relação as ações e passo para como participar do ISO/TC249 em cada um dos países que ainda não são participantes ou mesmo que ainda não possuem um comitê local relacionado com o tema da Medicina Chinesa. Outro tema muito abordado pelo prof. Staffan Söderberg foi em relação à identificação e modos de estimular a participação dos mais interessados nos possíveis padrões internacionais.

A Faculdade EBRAMEC já está em contato com a ABNT para buscar mais informações e meios para viabilizar a implementação de um comitê nacional. Em entrevista, o Diretor Geral da faculdade, Dr. Reginaldo Filho se posiciona sobre a ISO dizendo que acredita que um constante diálogo e troca de informações e experiências com especialistas locais e internacionais é uma importante forma de promoção da Medicina Chinesa. E complementa.”o processo de padronização é algo real e que veio para ficar na Medicina Chinesa, para melhor o nível de segurança e qualidade nos serviços oferecidos à população.”

A significação da ISO

ISO é a sigla de International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português, é uma entidade de padronização e normatização que foi criada em Genebra, na Suiça, em 1947. Ela tem objetivo principal aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de países, normas de procedimentos e processos, e etc. No Brasil, a ISO é representada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

Veja a galeria de fotos:

Padronização na Medicina Chinesa no Mundo

 

Solverwp- WordPress Theme and Plugin